O judoca capixaba Andrey Coelho, 20 anos, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção, no Paraguai, nesta terça (12) e quarta-feira (13). Ele foi campeão na categoria pesado (+100 kg) individual e na competição por equipes mistas pelo Brasil.
Com o ouro no individual, o capixaba carimbou o passaporte para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2027.
Nesta quarta-feira, o judô encerrou a participação nos jogos com a medalha de ouro da seleção brasileira. A equipe do Brasil contou com Andrey Coelho, Ana Soares, Bianca Reis, Bruno Nóbrega, Eduarda Bastos, Luan Almeida, Matheus Nolasco e Jesse Barbosa.
Quem é Andrey Coelho
Natural de Vitória, Andrey começou no esporte aos 8 anos de idade. Atualmente, ele é atleta do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e da seleção brasileira de judô.
Em 2023, aos 17 anos, ele chegou a organizar uma vaquinha para arcar com os custos da sua participação no Pan-Americano de Judô, em Salvador, na Bahia.
Na atual temporada, o capixaba colecionou conquistas importantes, além das medalhas de ouro no Pan-Americano Júnior nesta semana.
Ele já havia sido campeão no Pan-American Open do Rio de Janeiro, no Pan-American Open do Panamá e no Campeonato Pan-americano e Oceania (por equipes) e vencido o bronze na Bremen Cup, na Alemanha.
*Texto sob supervisão de Elisa Rangel