A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou 20 nomes para representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior 2025, que acontece em Lima, no Peru, no período de 5 a 8 de outubro. O evento é o mais importante da temporada para judocas até 21 anos.
Enquanto 18 atletas do Brasil vão lutar a competição individual, outros dois foram selecionados para compor o time na disputa por equipes mistas.
Entre os convocados, está o capixaba Andrey Coelho, 20 anos, da categoria +100kg, campeão nos Jogos Pan-Americanos Júnior deste ano em Assunção, no Paraguai.
Quem é Andrey Coelho
Natural de Vitória, Andrey começou no esporte aos 8 anos de idade. Atualmente, ele é atleta do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e da seleção brasileira de judô.
Em 2023, aos 17 anos, ele chegou a organizar uma vaquinha para arcar com os custos da sua participação no Pan-Americano de Judô, em Salvador (BA).
Na atual temporada, o capixaba colecionou conquistas importantes, além das medalhas de ouro no Pan-Americano Júnior em Assunção. Ele já havia sido campeão no Pan-American Open do Rio de Janeiro, no Pan-American Open do Panamá e no Campeonato Pan-americano e Oceania (por equipes) e vencido o bronze na Bremen Cup, na Alemanha.
Quem são os destaques da seleção brasileira de judô
Entre alguns destaques brasileiros no Mundial Júnior, estarão as medalhistas de bronze na última edição da competição, Bianca Reis (-57kg) e Dandara Camillo (-78kg); a tricampeã do mundo na classe cadete, Clarice Ribeiro (-48kg), e a medalhista de bronze no Mundial Cadete deste ano, Nicole Marques (-52kg), que vão tentar a dobradinha em Lima; e Gabriel dos Santos (+100kg), vice-campeão mundial cadete em 2022.
Além deles, a seleção ainda vai contar com outros campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, como Eduarda Bastos (-63kg), Bruno Nóbrega (-66kg), Luan Almeida (-81kg), Jesse Barbosa (-90kg), Gustavo Milano (-100kg).
Nesta temporada, o time júnior do judô brasileiro já conquistou 51 medalhas em etapas internacionais, sendo 18 ouros, 15 pratas e 18 bronzes.
Veja os convocados
Equipe Feminina
- 48kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
- 48kg — Mariana Nunes (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
- 52kg — Nicole Marques (Espaço Marques/FEMEJU-DF)
- 57kg — Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
- *57kg — Gyovanna Andrade (SESI-SP/FPJUDO-SP)
- 63kg — Ana Feitosa (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
- 63kg — Eduarda Bastos (Clube Paineiras do Morumby/FPJUDO-SP)
- 70kg — Maria Oliveira (SESI-SP/FPJUDO-SP)
- 78kg — Dandara Camillo (Sociedade Esportiva Palmeiras/FPJUDO-SP)
- +78kg — Ana Soares (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
Equipe Masculina
- 60kg — Lucas Takaki (SOGIPA/FGJ-RS)
- 66kg — Bruno Nóbrega (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
- *73kg — Matheus Nolasco SOGIPA/FGJ-RS)
- 81kg — Enzo Trombini (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
- 81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJUDO-SP)
- 90kg — Jesse Barbosa (SOGIPA/FGJ-RS)
- 90kg — João Segatelle (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
- 100kg — Gustavo Milano (AABB Curitiba/FPRJUDO-PR)
- +100kg — Andrey Coelho (Grêmio Náutico União/FGJ-RS)
- +100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação/FJERJ-RJ)