
O Flamengo sagrou-se tetracampeão da Libertadores ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 no último sábado (29), em Lima, no Peru. Para o ano que vem, o torneio continental já tem 33 equipes classificadas.
Em 2026, a Libertadores está prevista para começar no dia 3 de fevereiro. No total, 47 times participarão da competição organizada pela Conmebol.
Além do Flamengo, outros seis clubes brasileiros já asseguraram um lugar na próxima Libertadores: Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Mirassol e Palmeiras.

O Brasileirão classifica os quatro primeiros colocados de forma direta para a fase de grupos e o quinto e o sexto colocados para a fase preliminar. Como o Flamengo lidera o Brasileirão e já tem vaga direta por ser o atual campeão da Libertadores, o G-6 vira G-7.
O Brasil ainda tem uma vaga direta para o campeão da Copa do Brasil. Se o título do mata-mata nacional ficar com Cruzeiro ou Fluminense, o G-7 vai virar G-8.
A Argentina, por sua vez, já tem seis equipes garantidas: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Independiente Rivadavia, Lanús, Platense e Rosario Central. O tradicional River Plate corre o risco de não disputar a competição. O time precisa torcer para o rival Boca Juniors vencer o torneio Clausura para poder estar na Libertadores em 2026.
Veja os times já classificados para a Libertadores de 2026:
- BRASIL: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia
- ARGENTINA: Argentinos Juniors, Boca Juniors, Independiente Rivadavia, Lanús, Platense e Rosario Central
- BOLÍVIA: Always Ready e The Strongest
- CHILE: Coquimbo Unido
- COLÔMBIA: Independiente Santa Fé
- EQUADOR: Independiente del Valle
- PARAGUAI: 2 de Mayo, Cerro Porteño, Guarani e Libertad
- PERU: Alianza Lima, Cusco, Sporting Cristal e Universitário
- URUGUAI: Juventud, Liverpool, Nacional e Peñarol
- VENEZUELA: Carabobo, Deportes La Guaira e Universidad Central de Venezuela