Esportes

Liderado por Edu Gaspar, elenco do Arsenal acelera procura por técnico para superar crise

A intenção é segurar o interino Freddie Ljungberg no cargo no máximo até o final do ano. Até lá, o brasileiro Edu Gaspar tem como missão encontrar o nome certo

Liderado por Edu Gaspar, elenco do Arsenal acelera procura por técnico para superar crise Liderado por Edu Gaspar, elenco do Arsenal acelera procura por técnico para superar crise Liderado por Edu Gaspar, elenco do Arsenal acelera procura por técnico para superar crise Liderado por Edu Gaspar, elenco do Arsenal acelera procura por técnico para superar crise
Foto: Reprodução

A falta de reação do elenco do Arsenal mesmo depois da demissão do técnico Unai Emery fez os dirigentes do clube de Londres acelerarem o processo de contratação de um treinador. A intenção é segurar o interino Freddie Ljungberg no cargo no máximo até o final do ano. Até lá, o brasileiro Edu Gaspar tem como missão encontrar o nome certo.

O Arsenal não vence há nove jogos (foram cinco empates no período), na pior sequência desde março de 1977, quando amargou um jejum de 10 jogos. Sob o comando de Ljungberg, o time londrino empatou com o Norwich City, fora de casa, e perdeu para o Brighton, na última quinta-feira, no Emirates Stadium, pelo Campeonato Inglês.

Por causa da necessidade de ser ágil, o Arsenal, neste primeiro momento, está focado em treinadores desempregados. Mauricio Pochettino, ex-Tottenham, e Massimiliano Allegri, ex-Juventus, estão entre os profissionais que já foram entrevistados por Edu. Mikel Arteta, auxiliar de Pep Guardiola no Manchester City e ex-jogador do clube de Londres, também está cotado.

Apesar de liderar o processo por designação de Josh Kroenke, diretor do Arsenal, o ex-dirigente da CBF não tomará uma decisão sozinho. O novo treinador terá de ser aprovado por unanimidade antes de receber uma oferta de emprego. Vinai Venkatesham (diretor executivo), Raul Sanllehi (chefe do futebol) e Huss Fahmy (diretor de operações de futebol) estão envolvidos na tarefa.

“Estamos fazendo uma pesquisa completa. É sobre encontrar o candidato certo, não é sobre encontrar o primeiro candidato”, afirmou Kroenke, ao site oficial do Arsenal.

A confiança inicial em Ljungberg, que tinha o DNA do Arsenal, como enalteceu Kroenke, diminuiu. O interino não conseguiu uma resposta imediata dos jogadores. O comportamento no primeiro tempo da derrota para o Brighton incomodou aos dirigentes.

“Eles parecem muito pouco confiantes”, admitiu Ljungberg. “O nervosismo afeta os jogadores. Eles são seres humanos, querem fazer o correto, mas se sentem pressionados. É algo que precisamos trabalhar. Sinto que podemos recuperar a confiança com uma vitória”, completou.

Com 19 pontos após 15 jogos, o Arsenal ocupa apenas o décimo lugar no Campeonato Inglês. A equipe de Londres está 24 pontos atrás do líder Liverpool. Segundo avaliação dos dirigentes, se o momento ruim não for superado, há uma chance enorme de o clube ficar fora das competições europeias.

O próximo desafio será contra o West Ham na próxima segunda-feira (9), no estádio Olímpico de Londres, pelo Campeonato Inglês. Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, o Arsenal visita o Standard Liège, da Bélgica, para confirmar sua classificação ao mata-mata da Liga Europa. O empate garante o time londrino, que soma 10 pontos contra sete da equipe belga. O Eintracht Frankfurt, da Alemanha, está em segundo no grupo, com nove.