O time da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe da Liga Desportiva Universitaria, durante partida válida pelas semi final, volta, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A chance é pequena, mas a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras pode ser disputada no Brasil. Esta é intenção do presidente da CBF, Samir Xaud, que garantiu apoio às cidades que manifestaram o desejo de receber a partida decisiva marcada para o dia 29 de novembro.

A final está marcada para acontecer em Lima, no Peru. Entretanto, a capital peruana passa por instabilidade política e sofre uma crise de segurança pública, o que abre espaço para uma mudança da sede.

Brasília e Belém são as cidades que se ofereceram para ser opções para a final. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou um ofício à CBF e à Conmebol colocando o estádio Mané Garrincha à disposição como alternativa.

Já a capital paraense se colocou no jogo por iniciativa do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) e vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul.

“Se for de interesse dos clubes (Flamengo e Palmeiras), a CBF vai apoiar e vamos tentar fazer da melhor forma possível”, garantiu Xaud, na noite desta quinta-feira, depois de o Palmeiras golear a LDU por 4 a 0 e garantir sua vaga na decisão.

3.08.2025 - Presidente Samir Xaud na Rio Innovation Week Foto: @rafaelribeirorio I CBF
O presidente da CBF, Samir Xaud, apoia a mudança na sede da final da Libertadores (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Conmebol ainda não se manifestou sobre a troca da sede da final da Libertadores. A aposta da CBF, no entanto, é no fato de os dois times finalistas serem brasileiros.

“Com essa final brasileira agora, nós podemos ver a possibilidade de trazer para o Brasil se os clubes tiverem essa intenção, a CBF pode ajudar com essa interlocução com a Conmebol”

Samir Xaud, presidente da CBF

Flamengo e Palmeiras se reencontram na final

Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar em uma final de Libertadores depois de quatro anos.

Em 2021, o Palmeiras levou a melhor e venceu o Flamengo por 2 a 1, em Montevidéu, no Uruguai, garantindo assim o seu terceiro título da Libertadores.

Os dois times venceram, somados, quatro das últimas seis edições da competição continental. O Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, o Palmeiras levantou a taça em 2020 e 2021. As outras duas edições foram conquistadas por Fluminense (2023) e Botafogo (2024).