
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). A instituição pública será a primeira de ensino superior dedicada integralmente à formação, pesquisa, inovação e desenvolvimento do esporte nas Américas.
A nova universidade surge com cursos de graduação que abarcam desde o esporte educacional e de participação social até o alto rendimento, além da gestão de projetos e políticas públicas para o setor.
Lula enviou o projeto de lei ao Congresso Nacional e a expectativa do Governo Federal é que o projeto de lei tramite em 2026 e que a Universidade Federal do Esporte entre em funcionamento em 2027.
A gente não pode permitir que o esporte sobreviva do milagre de cada um individualmente. O que a gente vai é dar condições científicas e técnicas para aperfeiçoar o que a pessoa já tem. Antigamente, a gente pensava em criar uma Universidade do Futebol. Eu falei que o esporte é mais do que o futebol. Precisamos qualificar profissionais para que a gente possa ser competitivo”
Lula, presidente da República
Campus principal será em Brasília
O anúncio foi feito em cerimônia realizada na manhã de quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Lula destacou a relevância do investimento na expansão do ensino superior e lembrou sua própria trajetória ao falar sobre o impacto da formação universitária na vida dos jovens.
“Eu não tive oportunidade de fazer um curso superior e, justamente por isso, tenho consciência do que representa um diploma universitário para um trabalhador de baixa renda”, destacou Lula.
O campus principal será em Brasília (DF), utilizando estrutura universitária já existente na cidade. E a previsão é de criação de centros de excelência nas cinco regiões do Brasil, com cursos presenciais, semipresenciais e de ensino à distância.
Quais cursos serão oferecidos
O ministro do Esporte, André Fufuca, reforçou que o Brasil assume posição de liderança continental ao inaugurar a primeira universidade pública dedicada exclusivamente ao esporte nas Américas. Para ele, a iniciativa representa um salto qualitativo na formação profissional e na sustentabilidade das políticas esportivas.
A criação da Universidade Federal do Esporte coloca o Brasil em um novo patamar. É um investimento estrutural, que forma atletas, professores, pesquisadores e gestores, além de ampliar a base esportiva e criar oportunidades reais para a juventude. O Brasil passa a liderar, nas Américas, a formação acadêmica dedicada ao esporte”
André Fufuca, ministro do Esporte.
O presidente Lula ressaltou, ainda, que a consolidação da Universidade Federal do Esporte se conecta a políticas públicas estratégicas, como a formação técnica, o apoio à ciência e a ampliação dos investimentos diretos no setor esportivo, incluindo o Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte permanente, sancionada nesta quarta-feira (26).
Veja alguns cursos previstos na Universidade do Esporte
- Ciência do Esporte
- Educação Física
- Gestão do esporte e lazer comunitário
- Medicina esportiva e reabilitação
- Gestão e marketing esportivo
- Nutrição esportiva
- Esporte paralímpico e Inclusão
- Gestão de políticas públicas do Esporte
- Direito esportivo
- Comunicação e Mídias do Esporte
- Fisioterapia esportiva
“Esporte mudou a minha vida”
A atleta Verônica Hipólito, medalhista paralímpica no atletismo e referência do esporte paralímpico brasileiro, emocionou os presentes com uma fala sobre a importância da criação da universidade para fortalecer o acesso de jovens ao esporte e ampliar a profissionalização do paradesporto no País.
“O esporte mudou a minha vida e muda a vida de milhares de jovens todos os dias. Ter uma universidade pública dedicada ao esporte significa abrir portas, garantir que mais talentos possam surgir e que eles encontrem apoio, conhecimento e estrutura para seguir em frente. Essa instituição é um passo histórico para quem acredita no esporte como futuro”, afirmou Verônica.
