Final da Série B do Capixabão. Serra x Forte. Kleber Andrade. 11/10/2025
Serra foi campeão da Série B em 2025 e está de volta à elite do Capixabão. Foto: Henrique Montovanelli/FES

O Serra Futebol Clube, um dos times mais tradicionais do Espírito Santo, está de volta à primeira divisão capixaba em 2026. O maior campeão capixaba do século havia sido rebaixado em 2024 e voltou após o título da Série B no ano passado.

Fundado em 1930, o Serra se profissionalizou apenas em 1997. Depois de seu primeiro título do Capixabão em 1999, a cobra-coral foi campeã em 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018. Com cinco taças desde 2000, é a equipe que mais venceu o campeonato capixaba no século.

Em toda a história, o hexacampeão Serra é o quarto com mais conquistas do estadual, atrás apenas de Rio Branco, Desportiva e Vitória. Também possui um título de Copa ES, conquistado em 2023.

A cobra-coral ainda soma participações nas séries B, C e D do campeonato brasileiro, além da Copa do Brasil. Na série C em 1999, se tornou o único time capixaba a vencer um carioca no Maracanã, na vitória por 2 a 1 contra o Fluminense.

Mesmo tradicional e de torcida apaixonada, o tricolor serrano não conseguiu escapar do rebaixamento em 2024. Embalado após o título da Copa ES e com vaga na Série D daquele ano, o time somou cinco pontos e teve apenas uma vitória na campanha decepcionante que terminou com a queda. Também caiu na fase de grupos da Série D.

Em 2025, o ano foi de recuperação. O Serra foi campeão da Série B do campeonato capixaba, retornando à primeira divisão. O título veio graças a uma parceria com o Vitória, que emprestou oito jogadores e a comissão técnica de Rafael Soriano.

Reforços e técnico com experiência no Estado

Com boa parte do time e até a comissão técnica retornando ao Vitória para o Capixabão 2026, o Serra fez suas reposições com outras peças experientes no futebol capixaba. O tricolor serrano anunciou o treinador Leomir Constanço para a temporada.

Elenco do Serra em preparação para o Capixabão 2026. Foto: Reprodução/Instagram @serrafcoficial

Leomir já havia substituído Rafael Soriano anteriormente, no Rio Branco de Venda Nova em 2024. Na ocasião, o Polenteiro estava próximo do rebaixamento já na sétima rodada, mas reagiu após a troca de comando. O jovem técnico, que vivia sua primeira experiência como treinador principal, tirou o time da zona e o levou até o vice-campeonato estadual.

Desde então, o treinador já comandou o próprio Serra e o Estrela do Norte. Agora, está de volta à cobra-coral com o objetivo de permanecer na primeira divisão e, quem sabe, brigar pelo título.

O tricolor também anunciou nomes conhecidos do torcedor capixaba, como Pedro Freitas, Ruan Lopes, Pepeu e Marcudinho. Todos eles foram vice-campeões capixabas sob comando de Leomir. Outros 12 reforços foram confirmados e mais 10 jogadores de 2025 renovaram o contrato para este ano.

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Vendido à prefeitura, Robertão segue como a casa do Serra

O estádio Roberto Siqueira Costa, conhecido como Robertão, onde o Serra manda seus jogos, foi vendido para a Prefeitura da Serra em 2023 por R$ 8,380 milhões para sanear as dívidas do clube.

Na época, a Secretaria Municipal de Educação disse que a área de aproximadamente 12 mil m² do tradicional estádio da Serra será transformada na “Universidade da Criança”. 

Estádio Robertão segue como a casa do Serra, mesmo após venda. Foto: Wendrel Vieira/Serra FC

A pasta afirmou que o espaço irá unir um centro de educação infantil e uma escola de ensino fundamental. A secretaria não detalhou, no entanto, prazos para que a Universidade da Criança comece a operar.

Mesmo diante dos planos da prefeitura, o estádio segue mantido até hoje e em utilização pela equipe do Serra para treinos, jogos e outras atividades. Em 2026, o Robertão seguirá como a casa do tricolor para o Capixabão.

Tabela do Serra na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Rio Branco x Serra
    13/01 (terça) às 19h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 2ª Rodada – Serra x Desportiva
    16/01 (sexta) às 19h
    Estádio Robertão, Serra
  • 3ª Rodada – Real Noroeste x Serra
    22/01 (quinta) às 18h30
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 4ª Rodada – Serra x Capixaba
    25/01 (domingo) às 18h
    Estádio Robertão, Serra
  • 5ª Rodada – Forte x Serra
    28/01 (quarta) às 18h
    Estádio Emílio Nemer, Castelo
  • 6ª Rodada – Serra x Rio Branco de Venda Nova
    31/02 (sábado) às 19h
    Estádio Robertão, Serra
  • 7ª Rodada – Porto Vitória x Serra
    03/02 (terça) às 21h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 8ª Rodada – Vilavelhense x Serra
    09/02 (segunda) às 19h
    Estádio a definir
  • 9ª Rodada – Serra x Vitória
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Robertão, Serra

Elenco do Serra para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Pedro Freitas; Gabriel Palma; Eduardo
  • Zagueiros: Yuri Oliveira; Ruan Lopes; Oscar Brizuela; Luan Almeida; Marcus
  • Laterais: Rickelmi; Rossales; Conrado; Edson Mika; Leonardo
  • Meio-campistas: Fabio da Silva; Gean Miller; Knupp; Jherlisson; Bruno Paixão; Walney
  • Atacantes: Chico; Pepeu; Dandan; Wendel; Hygor; Patrick; Marcudinho
  • Técnico: Leomir Constanço
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.