Maratona de Vitória

Maratona de Vitória está entre as mais rápidas do Brasil; veja vídeo com o percurso

Maratona de Vitória acontece com provas nos dias 30 e 31 de agosto e vai reunir mais de sete mil corredores na cidade

Lançamento da Maratona de Vitória. Kits dos competidores
Competidores mostram as camisetas que serão entregues no kit da Maratona de Vitória (Foto: Marcos Salles/PMV)

A Maratona de Vitória terá mais de sete mil corredores este ano. A nona edição da prova traz novidades, com dois dias de evento, nos dias 30 e 31 de agosto, sendo que a prova principal dos 42km pode ser considerada uma das provas mais rápidas do Brasil na distância.

A largada e a chegada acontecem na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. No sábado, acontecem as provas dos 5km e 10km. No domingo, é a vez da galera que vai correr os 21km e os 42km.

As inscrições para as provas de 21km e 42km estão esgotadas. Mas ainda há vagas disponíveis para os percursos de 5km e 10km, além da Maratoninha de Vitória (distâncias de 50m a 400m, para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos). As inscrições devem ser feitas no site www.maratonadevitoria.com.br.

“A corrida de rua é uma prática que só cresce no mundo. E a Maratona de Vitória confirma isso. Ano passado reunimos cerca de cinco mil corredores e, além dos capixabas, a competição recebeu atletas de todos os Estados brasileiros e também de outros países”, lembra Bernardo Ramos, da Pace Eventos, organizadora da Maratona de Vitória.

Prova entre as mais rápidas do Brasil

A Maratona de Vitória tem um percurso que é considerado um dos mais rápidos do Brasil na distância de 42km.

A prova também registra índice para quem busca correr as “Majors”, que são as seis maratonas mais importantes do mundo, realizadas em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.

Veja o vídeo do percurso da Maratona de Vitória:

“A nossa maratona é uma prova muito rápida. Nós temos apenas um pico de altimetria, no km 30, que é de 30 metros acima do nível do mar, e fora isso a prova é toda nivelada. Então, é uma prova bem rápida a galera pode vir com tudo para buscar índice para as Majors”, afirma Bernardo Ramos.

Lançamento da Maratona de Vitória. Kits dos competidores
Lançamento da Maratona de Vitória (Foto: Marcos Salles/PMV)

No ano passado, quem venceu a Maratona de Vitória na prova de 42km foi Mercio Silva Ferreira, com 2h27min13, e Gisely Carvalho Filho, com 3h17min00.

O recorde nacional de maratona é de Vanderlei Cordeiro de Lima, que fez 2h11min19 na Maratona Internacional de São Paulo em 2002.

Horários das largadas

No dia 30 de agosto (sábado), a largada acontece às 6 horas para os competidores da Corrida Orla de Vitória, nas categorias 5km e 10km, e para os que optarem pelo Desafio Cidade de Vitória. Nessa modalidade, o corredor escolhe percursos de 5km + 21km ou de 10km + 42km, a serem concluídos em dois dias de provas.

Ainda no sábado, às 16 horas, acontece a Maratoninha de Vitória, com percursos de 50m a 400m para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.

Já no dia 31 (domingo), acontecem as tradicionais Maratona de Vitória, com percurso de 42km e largada às 5h30, e Meia Maratona de Vitória, com 21km, saindo às 6h30. Todas as largadas acontecem na Praça do Papa, na Enseada do Suá.

Maratona de Vitória 2025

SERVIÇO

  • Data: 30 e 31 de agosto.
  • Local: Praça do Papa, na Enseada do Suá, Vitória.
  • Informações: www.maratonadevitoria.com.br ou www.paceeventos.com.br. Há vagas para 5km, 10km e Maratoninha kids. As demais estão esgotadas.
  • Entrega de kits: dias 28, 29 e 30 de agosto, das 10h às 18h, na tenda na Praça do Papa, na Enseada do Suá
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024