Esportes

Mari Gesteira estreia com medalha de prata no Mundial de Natação Paralímpica

Nadadora do Álvares Cabral conquista medalha de prata nos 100m livre no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura

A nadadora Mariana Gesteira, do Álvares Cabral, estreou com pódio no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que acontece em Singapura. A carioca radicada no Espírito Santo conquistou a medalha de prata nos 100m livre da classe S9 (limitação físico-motora moderada).

Com o tempo de 1min01s64, Mari dividiu o pódio com a australiana Alexy Leary, medalha de ouro (59s19), e a canadense Mary Jibb, bronze com 1min02s77.

Foi a 23ª medalha do Brasil em apenas quatro dias de competição, reforçando o protagonismo da delegação brasileira no cenário paralímpico.

Mari supera resultado da Paralimpíada de Paris-2024

A medalha de prata conquistada na manhã desta quarta-feira (24) tem ainda mais peso para Mari Gesteira, que foi bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 na mesma prova.

24.09.25 - Mariana Gesteira Ribeiro - Mundial Paralímpico de Natação - Singapura 2025 - Foto: Marcello Zambrana/CPB
Mari Gesteira com a medalha de prata, ao lado do técnico Léo Miglinas (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Em Singapura, ela também teve a honra de ser a porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura.

“É sempre uma honra representar o Brasil em competições como esta. Quero agradecer a todos pela torcida, que faz muita diferença para mim dentro da piscina. Ainda tenho mais duas provas importantes pela frente: os 100m costas e os 50m livre, em que sou bicampeã mundial. Vou dar o meu máximo para continuar trazendo bons resultados para o Brasil”, disse.

Mari Gesteira tem agora nove medalhas em Mundiais de Natação Paralímpica. Natural de Itaboraí (RJ), ela mudou para o Espírito Santo para treinar com o técnico Leonardo Miglinas no Álvares Cabral.

A atleta nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio, e foi medalhista de bronze nos 100m livre e nos 100m costas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024