
Um momento para entrar na história. Três dos maiores nomes da Corrida Internacional de São Silvestre foram homenageados com um lugar no Hall da Fama. A portuguesa Rosa Mota e os brasileiros Carmem de Oliveira e Marilson dos Santos cravaram os pés no espaço especial da corrida de rua mais importante da América Latina durante a Expo São Silvestre.
Rosa Mota é a maior vencedora da São Silvestre com seis títulos seguidos, entre 1981 e 1986. De volta a São Paulo, citou a emoção de fazer parte da história da São Silvestre.
“Eu me sinto muito honrada por fazer parte da história da São Silvestre. Eu fiquei apaixonada pela corrida. Por seis anos consecutivos, eu não vos larguei. Ainda hoje, guardo recordações de todos os anos. Quero agradecer à organização pelo esforço que tem feito para manter esta prova”, disse Rosa Mota.
Carmem de Oliveira foi outra homenageada do dia. Ela foi a primeira brasileira a vencer a prova após a internacionalização, em 1995.
“Gostaria que vocês buscassem o esporte como uma forma de dividir essa maravilha que é viver. Curtam cada colega, cada treino, cada momento que vocês têm de poder ter um pé à frente do outro na sua vida. Curta cada minuto. Passaram-se 30 anos e eu sinto a mesma emoção do primeiro dia”, afirmou Carmem.
Entre os homens, Marilson dos Santos é o brasileiro com mais vitórias, com três títulos (2003, 2005 e 2010). O ex-corredor também festejou a entrada no Hall da Fama da São Silvestre.
Eu acho que vencer uma prova como essa traz muito mais retorno que qualquer dinheiro. Eu, particularmente, posso dizer isso, a Carmem pode dizer isso, a Rosa Mota também. Eu acho que é a maior prova que a gente tem no País, é a prova mais popular, a prova a que todo mundo assiste, prova que todo mundo ouve falar quando diz que está começando a correr. Então, é muito gratificante ter feito parte da história da São Silvestre, de fazer parte da história e estar nesse grupo seleto do Hall da Fama. Para mim, é uma honra enorme“
Marilson dos Santos, tricampeão da São Silvestre
O trio se juntou a Paul Tergat, que inaugurou o hall da fama da São Silvestre este ano. O queniano é pentacampeão da São Silvestre e é o maior vencedor entre os homens.
Centésima edição tem recorde de inscritos
A 100ª edição da São Silvestre acontece nesta quarta-feira (31), com número recorde de inscritos. Serão cerca de 55 mil corredores nas ruas de São Paulo (SP).
A programação tem início às 7h25 (de Brasília), com a largada da categoria cadeirantes. Em seguida, às 7h40, será a vez das elites A e B feminina. Às 8h05, será a vez dos corredores das elites A e B masculina, PCD e pelotão premium masculino e feminino.