Paralímpicos

Melhor do mundo! Mari Gesteira, do Álvares, é tricampeã mundial de natação paralímpica

Nadadora do Álvares Cabral é tricampeã do mundo nos 50m livre e fecha o Mundial de Singapura com três medalhas

Leitura: 2 Minutos
Mundial de Natação Paralímpica. Singapura. Mari Gesteira nos 50m livre
Mari Gesteira com a medalha de ouro nos 50m livre (Foto: Marcello Zambrana/CPB)

A nadadora Mariana Gesteira, da classe S9 (limitação físico-motora moderada), fez história na piscina ao conquistar o tricampeonato mundial na prova dos 50m livre. A atleta do Álvares Cabral ganhou o ouro na manhã deste sábado (27), no último dia do Mundial de Natação Paralímpica de Singapura.

Mari conquistou o tri nos 50m livre com o tempo de 27s60 — o melhor da sua carreira. O pódio foi completado pela australiana Alexy Leary (27s80) e pela norte-americana Christie Raleigh Crossley (29s00).

Com o resultado, Mari Gesteira fecha o Mundial com três pódios em três provas. Ela foi ouro nos 50m livre, ouro nos 100m costas e prata nos 100m livre.

Mari Gesteira comemora o melhor Mundial da carreira

Este foi o terceiro Mundial de Natação Paralímpica da carreira da atleta e também o melhor: dois ouros e uma prata, superando seu desempenho na Ilha da Madeira-2022, quando conquistou dois ouros e um bronze. Agora, são 11 pódios em Mundiais para a nadadora.

“Campeã mundial de novo. Não consigo expressar. Foi uma surpresa muito grande. Uma raia, uma chance. A gente sabia que seria bem difícil, mas é uma prova que é de detalhe. Eu trinquei os dentes e fui. Tentei fazer minha prova no máximo possível, com muita segurança em cada parte e com muita consciência. Deu certo. O melhor tempo da vida. Campeã mundial de novo! Pela terceira vez seguida nesta prova. Ainda não estou acreditando”

Mari Gesteira, tricampeã mundial nos 50m livre

Porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura, Mari confirmou a excelente fase. Os resultados não só reforçam a grande temporada, mas também a consolidam como um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira e mundial, sendo atualmente um dos principais destaques da classe S9.

Quem é Mari Gesteira

Mari Gesteira, 30 anos, é natural de Itaboraí (RJ), mas mudou para o Espírito Santo para treinar com o técnico Leonardo Miglinas no Álvares Cabral.

A atleta nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio, e foi medalhista de bronze nos 100m livre e nos 100m costas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Em dezembro do ano passado, ela venceu o Prêmio Melhores do Esporte na categoria Atleta do Ano, em votação popular.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024