Copa ES Sicoob 2025 (Semifinal - Volta): Vitória x Real Noroeste
(Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Após o tricampeonato estadual consecutivo entre 2021 e 2023, o Real Noroeste quer voltar a dominar o futebol capixaba em 2026. Neste ano, os merengues entram mais uma vez como candidatos ao título e ainda jogarão a Série D, com o sonho de um acesso inédito para o Espírito Santo.

A classificação para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro veio de repente para o time de Águia Branca. Após as mudanças na competição anunciadas pela CBF, o número de equipes aumentou e algumas vagas extras foram distribuídas via ranking nacional de clubes.

Melhor capixaba no ranking, o Real acabou ficando com uma das vagas. Os merengues aparecem na 96ª colocação, 18 posições abaixo em relação à lista anterior. A participação no torneio é uma motivação extra nesta temporada.

Assim como Rio Branco e Vitória, que já estavam confirmados após os títulos do Capixabão e da Copa ES, o Real Noroeste será mais um em busca do acesso inédito. Desde 2009, com a criação da Série D, nenhum capixaba conseguiu subir para a terceira divisão.

Neste ano, os seis melhores times vão para a Série C. Até 2025, eram apenas quatro. Porém, a concorrência também aumentou, passando de 64 para 96 clubes.

Real busca recuperar protagonismo

Mesmo sendo o melhor capixaba no ranking da CBF, o Real Noroeste vem de duas temporadas sem títulos e perdeu posições. A lista considera a participação do clube em competições nacionais (Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) nos últimos cinco anos. Fora da Série D e da Copa do Brasil em 2025, o Real caiu na classificação.

Além disso, o clube vem de dois anos seguidos caindo nas quartas-de-final do Capixabão em casa e ainda viu o Vitória o passar como o maior campeão da Copa ES, ficando com um título a menos.

Fundado em 2008 e profissionalizado em 2010, o Real soma três títulos de Capixabão, quatro da Copa ES e 11 participações em competições nacionais (seis na Copa do Brasil e cinco na Série D).

Elenco do Real Noroeste tricampeão capixaba em 2023. Foto: Henrique Montovanelli/FES

Para a torcida, que se acostumou a comemorar títulos e a disputar grandes jogos, 2026 é a temporada para recuperar o protagonismo.

Técnico mais longevo do Brasil é mantido

O técnico Duzinho Reis, desde 2019 no clube, é o que está há mais tempo no cargo no futebol brasileiro. Tricampeão capixaba e campeão da Copa ES pelo Real, ele foi mantido para a temporada de 2026.

Duzinho ainda levou o Real à segunda fase da Copa do Brasil em 2022 e às oitavas de final da Série D no mesmo ano, as duas melhores campanhas da história do clube.

Em 2026, a expectativa é voltar a fazer história. Para isso, o treinador terá um elenco bem diferente do ano passado: apenas cinco jogadores renovaram o contrato até o momento. Recheado de novidades, Duzinho elogiou o plantel e tem boas expectativas para este ano.

Estamos montando um time competitivo, como é a cara do Real. Temos uma temporada intensa, de Capixabão, Série D e Copa ES. Então, fizemos um elenco competitivo para estar sempre brigando pelas primeiras colocações. Que a gente possa fazer um bom trabalho, elevando o nome do Real Noroeste”

Duzinho Reis, técnico do Real Noroeste

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Real Noroeste na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Real Noroeste x Forte
    15/01 (quinta) às 19h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 2ª Rodada – Rio Branco de Venda Nova x Real Noroeste
    18/01 (domingo) às 15h
    Estádio Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante
  • 3ª Rodada – Real Noroeste x Serra
    22/01 (quinta) às 18h30
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 4ª Rodada – Vilavelhense x Real Noroeste
    26/01 (segunda) às 19h
    Estádio a definir
  • 5ª Rodada – Real Noroeste x Vitória
    29/01 (quinta) às 21h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 6ª Rodada – Rio Branco x Real Noroeste
    01/02 (domingo) às 18h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 7ª Rodada – Real Noroeste x Desportiva
    05/02 (quinta) às 19h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 8ª Rodada – Real Noroeste x Porto Vitória
    08/02 (domingo) às 18h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 9ª Rodada – Capixaba x Real Noroeste
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio a definir

Elenco do Real Noroeste para o Capixabão 2026

  • Goleiro: Giovani
  • Zagueiros: Felipe Affonso; Romulo; Sorriso; Yuri; Ismael Rosendo
  • Laterais: Lucas Silva; Júnior Fonseca; Kauan
  • Meio-campistas: Mauricio; Gabriel Lisboa; Matheus Recife; Jaquison; Erlon; Sávio
  • Atacantes: Lucas Cezário; Gilbert; Ítalo; Jorge Eduardo; Guilherme Brito
  • Técnico: Duzinho Reis
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.