Emocionante!

Menino de 11 anos vence meningite e tem reencontro emocionante com o time; veja o vídeo

Rafael Bispo, jogador do Tigres, de Aracruz, foi recebido com festa pelos colegas de equipe e familiares após ficar 14 dias internado com meningite

Rafael com os companheiros na recepção após alta. Foto: Arquivo pessoal
Rafael com os companheiros na recepção após alta. Foto: Arquivo pessoal

Rafael Bispo, jogador de 11 anos do Tigres de Aracruz, se recuperou de uma meningite após ficar 14 dias internado e foi recebido com festa pelos companheiros e amigos na última terça-feira (20). Amigos gravaram um vídeo emocionante do retorno do garoto.

O menino estava internado desde o dia 6 de maio. Rafael estava com sintomas gripais e foi levado ao médico três vezes antes de receber o diagnóstico de meningite. O garoto teve que ser intubado e transferido para Vitória, onde ficou internado e chegou a ficar isolado.

LEIA TAMBÉM:

Rafael, jogador de 11 anos do Tigres, foi recebido com festa após se recuperar de meningite. Foto: Arquivo pessoal

Rafael, conhecido como “Baiano” pelos companheiros de equipe, mora com a avó Andrelina em Aracruz, onde nasceu. Ele mudou cedo para a Bahia com a mãe, mas retornou poucos anos depois, após ela ter morrido por uma insuficiência cardíaca quando ele tinha três anos.

Drama durou 14 dias

Rafael recebeu o diagnóstico de meningite no dia 6 de maio. O vírus, que se manifesta rapidamente e de forma grave, afeta o cérebro e pode gerar sequelas ou até levar a óbito em casos mais graves.

A prima dele, Ednaildes Bispo, conhecida como “Nana” contou o drama que começou logo no primeiro dia de diagnóstico. A transferência de Rafael para Vitória foi complicada, porque ele resistia aos sedativos.

“Ele ia ser transferido na terça (6) à noite, a ambulância saiu de Vitória e foi para Aracruz. Mas não estavam conseguindo sedá-lo e os sinais vitais dele diminuíram. A ambulância precisou voltar e uma segunda ambulância se negou a vir para a Aracruz porque o menino não estava sedado. Foram 24 horas de espera até a terceira ambulância levar ele pra Vitória”, contou a prima.

Rafael chegou ao Hospital da Polícia Militar em Vitória, onde foi extubado no dia seguinte. Ele seguiu internado até domingo (11), quando foi transferido para a enfermaria do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, na Reta da Penha. No período, o menino ainda chegou a ficar alguns dias isolado para evitar a propagação do vírus da meningite.

Em Vitória, ele foi acompanhado pelas primas, Nana e Elisangela, que moram em Serra. A avó, que cuida de Rafael em Aracruz, precisou ficar em casa se recuperando de uma cirurgia que havia feito há um mês. A prima conta que a preocupação da família ficou dividida entre os dois.

“Nós imaginávamos que o Rafa não ia sobreviver. Ficamos preocupados com a reação da avó, eles são muito apegados. Mesmo sedado, ele chamava muito pela avó e ela passou dias sem conseguir comer”, relatou Ednaildes.

Futebol ajudou na recuperação

Rafael teve alta na última terça-feira (20) e não ficou com nenhuma sequela. Segundo a prima, a recuperação foi excelente e surpreendeu a equipe médica. Ele já pôde voltar a estudar nesta semana.

“Os médicos ficaram impressionados, até porque a situação era preocupante. Os sinais vitais dele chegaram a diminuir muito. Graças a Deus, o Rafa ficou bem”, comentou Nana.

Uma das enfermeiras chegou a contar para a prima de Rafael que o fato dele praticar atividades físicas foi determinante para a recuperação.

Veja o vídeo da recepção de Rafael:

Os companheiros de Tigres estavam ansiosos pelo retorno do amigo. Durante todo o período de internação, Rafael recebeu muitas mensagens dos colegas, familiares e da igreja que frequenta. Após a alta, ele ganhou homenagens e presentes.

“Foi muito bom esse dia. Estavam meus amigos, as pessoas que eu conheço. A surpresa foi muito boa e agradeço a todos”, agradeceu Rafael, emocionado com a festa preparada pelos amigos e familiares no seu retorno para casa

Dono do projeto do Tigres, Raí de Sousa comemora a recuperação de Rafael e elogia o comportamento do menino, que faz parte do projeto social do clube.

“O Rafael é um garoto tranquilo, é um garoto que tem sonhos como toda criança. Ele não dá trabalho, é obediente e a gente ‘adotou’ ele aqui no projeto”, conta Raí.

Rafael com os companheiros de time e amigos na recepção após alta hospitalar (Foto: Arquivo pessoal)

A recepção foi organizada por mães de outros jogadores do Tigres na porta da casa de Rafael. Nana contou que ele tem uma ligação muito forte com os companheiros, tanto que não quis se mudar para Serra com a prima para não deixar o time para trás.

“O futebol trabalha muito essa questão da parceria e ele é muito feliz no Tigres. Ele tem consciência de que, mesmo que não consiga grandes feitos pelo futebol, ele se diverte, destacou Nana.

(*) Texto sob supervisão do editor Flávio Dias

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).