Jogos da Juventude

"Menino de Ouro": Davi Gabriel da Silva conquista o tri nos Jogos da Juventude

Capixaba de 17 anos venceu todas as três edições da marcha atlética desde que a modalidade estreou nos Jogos da Juventude

Leitura: 4 Minutos
Jogos da Juventude 2025. Brasília DF
Davi Gabriel com a medalha de ouro e a bandeira do ES (Foto: Rodolfo Mageste/Sesport)

As três edições da marcha atlética desde que a modalidade foi incluída no programa do atletismo dos Jogos da Juventude tiveram o mesmo campeão. E ele é do Espírito Santo. O capixaba Davi Gabriel Bastos da Silva, de 17 anos, conquistou nesta sexta-feira da medalha de ouro na prova de 5.000m da modalidade, em Brasília (DF).

É o tricampeonato do jovem marchador, um dos principais nomes da nova geração da marcha atlética brasileira. Ele foi o primeiro vencedor da história da prova nos Jogos da Juventude, em 2023, e repetiu a dose em 2024 e, agora, em 2025.

Davi garantiu também a primeira medalha de ouro para o Espírito Santo nesta edição da competição. Os Jogos da Juventude são a maior competição para jovens atletas do País, com 20 modalidades e a participação de 4.700 atletas de todos os estados do Brasil.

Capixaba já ganhou elogios de Caio Bonfim

Atleta da Estação Conhecimento, de Serra, Davi é apontado como um dos principais nomes da nova geração, reconhecido e elogiado pelo vice-campeão olímpico Caio Bonfim.

“Tô muito feliz por ter conquistado o meu terceiro título. Agora é pensar e focar em novos objetivos, como o Mundial de marcha atlética aqui no Brasil no ano que vem. Tô visando muito esta competição. E, futuramente, se Deus quiser, uma Olimpíada”, comemorou Davi.

No início do mês, ele conquistou a medalha de prata no Brasileiro Sub-20, no Recife (PE). Ainda nesta temporada, foi prata também na Copa Brasil e no Brasileiro Sub-18. No Espírito Santo, foi campeão do Estadual Sub-18 e dos Jogos Escolares.

Medalha de bronze na natação

A manhã de sexta-feira também foi de bronze na natação. Isabella Andaku Ruschi e Luchi ficou na terceira colocação na final dos 100m peito. Ela nadou a final em 1min18s17 e garantiu o seu lugar no pódio.

A medalha de ouro foi para Stefany Costa Amorim, do Maranhão, com 1min13s47, e a de prata ficou com Gabrielle Gomes Cinelli, com 1min16s33.

Jogos da Juventude 2025. Brasília DF
Isabella Ruschi e Luchi com a medalha de bronze nos 100m peito na natação (Foto: Sesport/Divulgação)

A medalha da nadadora Isabella foi a segunda de bronze do Espírito Santo nos Jogos da Juventude. A primeira veio com o ciclista Ricardo Fiório Cardoso na prova de ciclismo de velocidade, na quinta-feira (11).

Já no atletismo, o Espírito Santou “bateu na trave” e terminou na quarta colocação nos revezamentos 4x100m masculino e feminino, a uma posição do pódio.

ES busca recorde nos Jogos da Juventude

O Espírito Santo estará presente com 179 atletas com idade até 17 anos. O “Time ES” vai buscar medalhas em 19 modalidades e o objetivo é superar a marca da edição do ano passado, realizada em João Pessoa (PB), quando o Espírito Santo conquistou 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes.

O primeiro bloco da competição começou na quarta-feira e vai até sábado (13), com disputas no atletismociclismoginástica artísticanataçãotênis de mesa e tiro com arco.

O segundo bloco começa na segunda-feira (15) e vai até o dia 17, reunindo águas abertas, basquete, futsal, remo indoor/virtual, triatlo, vôlei de praia e wrestling. Já o terceiro e último bloco será de 21 a 23 de setembro, com badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024