Esportes

Milan perde fora em jogo marcado por novo ato racista

Milan perde fora em jogo marcado por novo ato racista Milan perde fora em jogo marcado por novo ato racista Milan perde fora em jogo marcado por novo ato racista Milan perde fora em jogo marcado por novo ato racista

Bérgamo – Uma nova manifestação racista marcou a rodada do Campeonato Italiano. No primeiro jogo deste domingo, entre a anfitriã Atalanta e o Milan, bananas foram atiradas no gramado por torcedores do time da casa. A fruta foi atirada diante do meia Kevin Constant, que é negro, o que fez o árbitro paralisar a partida por poucos minutos enquanto jogadores do Milan demonstravam repúdio diante da torcida local.

O episódio racista aconteceu aos 28 minutos do segundo tempo. Constant não chegou a imitar o brasileiro Daniel Alves, que comeu a banana atirada aos seus pés em jogo do Barcelona no Campeonato Espanhol. Mas, indignado, pegou a banana e a apresentou ao árbitro cobrando providências. Nigel De Jong e Philippe Mexes levaram as frutas até o alambrado perto da torcida e aplaudiram ironicamente a atitude.

O juiz não tomou nenhuma medida, mas os fãs do time da casa foram advertidos pelo alto-falante do estádio de que o jogo seria interrompido em caso de novas manifestações discriminatórias. O ato aconteceu quando a partida estava empatada em 1 a 1. O Milan abrira o placar com gol contra de Gianpaolo Bellini aos 7 minutos da segunda etapa. E German Denis empatara de pênalti 15 minutos depois.

Mas, nos acréscimos, Franco Brienza anotou o segundo gol e garantiu a vitória da Atalanta. O resultado deixou o Milan mais distante da vaga na próxima edição da Liga Europa. Faltando apenas uma rodada para o fim do Italiano, o time de Kaká e Robinho tem 54 pontos, um ponto atrás do Torino, que é o primeiro time dentro da zona de classificação, mas ainda não jogou nesta rodada. Já a Atalanta soma 50 pontos e não tem mais pretensões na competição.

RACISMO – Episódios discriminatórias são recorrentes no futebol italiano. Nesta temporada, até a tricampeã Juventus já recebeu punições por manifestações racistas de sua torcida. O novo caso ganha maior destaque por causa da grande repercussão que gerou a reação de Daniel Alves diante de uma banana atirada aos seus pés em jogo do Barcelona contra o Villarreal, em rodada do Espanhol.

O ato de juntar a banana e comer um pedaço antes de fazer a cobrança de um escanteio, sem se mostrar abalado pelo preconceito, ganhou as redes sociais. Até a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, se manifestaram em defesa do lateral brasileiro, que ganhou ainda o apoio de outros jogadores e celebridades.