Imagem: TV Vitória
Imagem: TV Vitória

O mascote da Rede Vitória no Capixabão 2026 já tem nome: Moquequinha. Inspirado em um dos símbolos mais tradicionais do Espírito Santo, a panela de barro vai interagir com torcedores, aparecer nos estádios e compartilhar os momentos mais legais de cada partida.

O Moquequinha vai ser figura carimbada na tela da TV Vitória/Record durante todo o campeonato, até março.

A criação do mascote foi marcada por inovação e ganhou vida com o auxílio da inteligência artificial (IA) a partir de um esboço desenhado por Haeckel Ferreira, criador de conteúdo da TV Vitória.

Fiquei entre um colibri, que também é um símbolo do Espírito Santo, e a panela de barro. Aí falei: ‘a panela de barro vai ser melhor, porque tem mais identificação’. Comecei a desenhar e joguei para a inteligência artificial, que fez o 3D”

Haeckel Ferreira, criador do Moquequinha

O nome do mascote foi escolhido por votação popular entre os telespectadores da TV Vitória. A audiência escolheu entre duas opções: Moquequinha ou Panelito. O nome Moquequinha foi o preferido dos capixabas.

O resultado foi divulgado no último sábado (17), antes da partida entre Vitória e Porto Vitória, durante a primeira transmissão do Capixabão na tela da TV Vitória/Record, em parceria com a TVE.

Interação com o torcedor e samba no pé

As transmissões do Capixabão vêm cheias de novidade. Para animar ainda mais os jogos e o torcedor capixaba, o Moquequinha vai interagir durante as partidas e até um samba foi criado, tudo com ajuda da tecnologia e inteligência artificial.

Até os apresentadores da TV Vitória/Record entraram na brincadeira e a inteligência artificial vai contribuir com ainda mais novidades durante o Capixabão.

Tem o Moquequinha torcendo com o capixaba. Vai ter interação com a internet, ele fala… Está muito legal. Tem muita coisa para acontecer”

Haeckel Ferreira

TV Vitória/Record vai transmitir 10 jogos do Capixabão

Em parceria com a TVE e a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), a TV Vitória/Record vai transmitir 10 jogos do Capixabão 2026 com o intuito de fomentar o crescimento do futebol capixaba.

O primeiro jogo já foi no último sábado, no empate entre Vitória e Porto Vitória por 1 a 1, em jogo válido pela segunda rodada do campeonato.

A equipe de transmissão conta a narração de Rogério Nascimento e reportagem de Jorge Félix. Já os comentários ficam com o craque Edinho, um dos maiores nomes da história recente do futebol capixaba. Campeão do Capixabão por Vitória (2006), Desportiva (2016) e Rio Branco (2024), o ídolo pendurou as chuteiras no ano passado e, agora, assume o microfone como comentarista.

Equipe de transmissão da TV Vitória/Record no Capixabão 2026
Jorge Félix, Rogério Nascimento e Edinho: equipe da transmissão do Capixabão na TV Vitória/Record
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.