Esportes

MP do Rio denuncia estrangeiros por cambismo durante os Jogos do Rio

MP do Rio denuncia estrangeiros por cambismo durante os Jogos do Rio MP do Rio denuncia estrangeiros por cambismo durante os Jogos do Rio MP do Rio denuncia estrangeiros por cambismo durante os Jogos do Rio MP do Rio denuncia estrangeiros por cambismo durante os Jogos do Rio

Rio

O Ministério Público do Rio denunciou à Justiça cinco estrangeiros pelos crimes de facilitação de cambismo e de marketing de emboscada por associação criminosa. São eles: os irlandeses Kevin James Mallon e David Patrick Gilmore, os britânicos Marcus Paul Bruce Evans e Martin Studd e o holandês Maarten Van Os.

De acordo com a denúncia, funcionários do Comitê Olímpico Internacional (COI) relataram à polícia que a empresa britânica THG, do qual Evans é um dos controladores, oferecia a venda de ingressos para celebrações oficiais da Olimpíada por preços superiores ao que custavam. Vítimas do esquema chegaram a pagar US$ 8 mil (cerca de R$ 35 mil) por ingressos. Os demais participavam da fraude.

O documento aponta que os cinco denunciados, “agindo livre e conscientemente, em união de ações e desígnios, associaram-se, de maneira estável e permanente, para a prática dos delitos de facilitação de cambismo e de marketing de emboscada por associação”. A THG também está envolvida no escândalo da máfia dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014.