Esportes

Mulher mais rápida do Brasil corre em evento em Vitória no sábado

Desafio de Velocidade acontece no sábado, na pista de atletismo da Ufes, e terá as mulheres mais rápidas do Brasil, entre elas, a carioca Lorraine Martins

Mulher mais rápida do Brasil corre em evento em Vitória no sábado Mulher mais rápida do Brasil corre em evento em Vitória no sábado Mulher mais rápida do Brasil corre em evento em Vitória no sábado Mulher mais rápida do Brasil corre em evento em Vitória no sábado
Foto: Wagner Carmo/CBAt
A carioca Lorraine Martins é a atual número 1 do ranking brasileiro nas provas de 100m e 200m rasos

Você sabe quem é a mulher mais rápida do Brasil? Essa pergunta foi respondida no Troféu Brasil de Atletismo deste ano, em julho, em Cuiabá (MT). A carioca Lorraine Martins, 23 anos, ficou com este título ao vencer os 100m rasos com o tempo de 11s16, melhor marca da sua carreira.

Não bastasse ser medalha de ouro do Troféu Brasil pela primeira vez, ela repetiu a dose nas provas dos 200m rasos, novamente com recorde pessoal de 22s59, e do revezamento 4x100m pela equipe do Pinheiros, feitos que fizeram a velocista receber o prêmio de melhor atleta da competição — junto com Caio Bonfim, da marcha atlética.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Lorraine é a grande atração do Desafio de Velocidade, evento que vai reunir na pista da Ufes, em Goiabeiras, Vitória, as mulheres mais rápidas do Brasil e também alguns dos atletas masculinos mais velozes do País. É a segunda edição do evento, que começa às 8h30 e segue até 12h30. A entrada é gratuita.

“Podem esperar o meu melhor possível! Darei o meu melhor dentro e fora das pistas, pois sei que o evento também é promovido como incentivo para a molecada que está começando”, prometeu Lorraine, atual número 1 do ranking brasileiro dos 100m rasos.

A carioca, que este ano competiu no Mundial de Budapeste e está em busca do índice olímpico para Paris/2024, participou da edição de agosto do ano passado do Desafio de Velocidade. Inclusive, foi a campeã do desafio. E conta que a troca de energia com os mais jovens, principalmente, é um fator a mais de empolgação para voltar a Vitória no próximo fim de semana.

“Eu acho que vai ser interessante não só para a molecada, mas pra a gente ter essa troca com eles. Estive no evento ano passado e fiquei bem feliz em como fui acolhida não só pelos responsáveis do evento, mas como a molecada me tratou e a troca que tive com eles”, lembrou.

A temporada de 2023 tem sido fantástica para Lorraine. E chegar ao topo do ranking brasileiro das velocistas aumenta também a responsabilidade pelos próximos resultados.

“Posso considerar que é a melhor temporada que eu já tive. No Troféu Brasil, fiz minhas duas melhores marcas pessoais (nos 100m e nos 200m rasos), foi meu primeiro destaque de melhor atleta, fiz índice para o Mundial e fiquei a dois centésimos do índice para a Olimpíada. Estou muito feliz. A responsabilidade agora é dobrada e agora é trabalhar dobrado”, concluiu a carioca.

Outros destaques do Desafio de Velocidade

Foto: Carol Coelho/CBAt
Rosângela Santos durante prova do Troféu Brasil de Atletismo: velocista estará em Vitória no sábado

Lorraine Martins não é a única velocista de destaque que estará em Vitória no sábado. Das sete primeiras colocadas do ranking brasileiro dos 100m rasos, seis estarão na pista da Ufes.

São elas: Ana Carolina de Jesus Azevedo, Gabriela Silva Mourão, Rosangela Santos, Anny Caroline de Bassi e Barbara Leoncio. Destaque para Rosângela Santos, medalhista olímpica em Pequim/2008 com o bronze no revezamento, junto com Rosemar Coelho, Lucimar Moura, Thaissa Presti — a equipe herdou o bronze após confirmação de doping da Rússia, que tinha levado o ouro.

Atleta olímpico no pelotão dos homens

Foto: Julio Cesar Guimarães/COB
Gabriel Constantino competiu na prova dos 110m com barreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio

No masculino, alguns dos 20 melhores velocistas do Brasil estarão em Vitória também para o Desafio de Velocidade. Com destaque para Gabriel Constantino, carioca de 28 anos, que venceu a edição do ano passado, correndo os 100m rasos em 10s37.

Ele tem um currículo expressivo, com o recorde sul-americano nos 110m com barreira. Essa prova, por sinal, é a sua especialidade e foi nela que Gabriel tornou-se atleta olímpico, competindo nos Jogos de Tóquio/2020.

Outros nomes confirmados são Gabriel Aparecido dos Santos, sexto colocado do ranking brasileiro dos 100m rasos com o tempo de 10s10; Lucas Rodrigues da Silva, 14º do ranking dos 100m (10s41); Luis Gabriel Pereira Silva, 20º no ranking dos 100m (10s48); e Wesley Henrique Silva, líder do ranking brasileiro sub-18 dos 100m rasos.

Serviço

2º Desafio de Velocidade

Quando: sábado (7)

Horário: 8h30 às 12h30

Local: pista de atletismo da Ufes, em Goiabeiras, Vitória

Entrada: gratuita

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024