Com recorde de times inscritos, o torneio feminino da Copa Vitória das Comunidades começa nesta segunda-feira (30). São nove equipes disputando o título de melhor time de futebol amador do Espírito Santo.
O primeiro dia de jogos da chave feminina tem a estreia do MDE, atual campeão, que enfrenta o Luso Serrano, às 19h30, no campo da Curva da Jurema. Logo depois, jogam Estadual 13 x União Vitória, no mesmo local.
A primeira rodada termina no dia 7 de julho, com mais dois jogos: Estadual x São Geraldo e Vilavelhense x PSNE.
Final com transmissão ao vivo no Folha Vitória
A edição de 2025 da Copa Vitória das Comunidades traz novidades para o calendário do futebol amador do Estado. No torneio feminino, são nove equipes inscritas, recorde da competição.
Além disso, a final acontece no dia 31 de agosto, no estádio Salvador Costa, em Vitória, e terá transmissão ao vivo pelo Folha Vitória.
Mais equilíbrio e times reforçados
O torneio feminino de 2025 promete ser o mais disputado da história da competição. Além do MDE e do Estadual FC, que são os últimos campeões, outras equipes se reforçaram e prometem entrar com tudo pelo título, que vale uma premiação de R$ 12,5 mil em dinheiro.
Desde que retornou ao calendário de Vitória, em 2021, a competição teve apenas dois campeões no feminino: MDE, em 2021 e 2024, e Estadual FC, em 2022 e 2023.
Agora, no entanto, há outros candidatos ao título. Um deles é o PSNE, que ganhou o reforço de jogadoras do Vila Nova, maior equipe do futebol feminino do Espírito Santo, com oito títulos do Capixabão Feminino.
Tradicional no futebol amador masculino, o Bavi também aparece agora no torneio feminino, assim como Vilavelhense, que no masculino disputa o futebol profissional no Estado.
Veja os grupos do torneio feminino:
- Grupo A: MDE, Estadual 13, União Vitória, Luso Serrano e Bavi
- Grupo B: Estadual FC, PSNE, São Geraldo e Vilavelhense
Formato de disputa
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, dentro dos seus grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais.
As semifinais serão decididas em jogo único, sem vantagem. Em caso de empate, o jogo vai para os pênaltis. A final será no dia 31 de agosto, no Salvador Costa, às 7 horas, na preliminar da final do torneio masculino.
Confira os jogos da 1ª rodada:
30 de junho
- MDE x Luso Serrano | 19h30 | Curva da Jurema
- Estadual 13 x União Vitória | 20h45 | Curva da Jurema
7 de julho
- Estadual x São Geraldo | 19h30 | Campo do Lolão
- Vilavelhense x PSNE | 20h45 | Campo do Lolão