Aubameyang faz, mas Gabão leva empate no fim em casa na estreia na Copa Africana

Esportes

Aubameyang faz, mas Gabão leva empate no fim em casa na estreia na Copa Africana

Redação Folha Vitória

Libreville - A Copa Africana de Nações de 2017 foi iniciada neste sábado com duas partidas e a primeira delas marcou a estreia do anfitrião Gabão. Atuando em Libreville, a seleção gabonesa chegou a abrir 1 a 0 com um gol do atacante Aubameyang, artilheiro do Borussia Dortmund, mas amargou um empate por 1 a 1 com Guiné-Bissau, que se salvou da derrota ao balançar as redes aos 45 minutos da etapa final.

O confronto foi válido pela primeira rodada do Grupo A, que pouco depois também teve um empate por 1 a 1 entre Camarões e Burkina Fasso, no mesmo estádio do jogo que recebeu o duelo entre gaboneses e Guiné-Bissau. Este último país, por sinal, pela primeira vez participa da principal competição do seu continente.

No duelo que inaugurou esta edição da Copa Africana de Nações, o Gabão abriu o placar aos 7 minutos do segundo tempo, com Aubameyang completando de carrinho um chute cruzado de Bouanga. Porém, quando a festa da torcida local parecia certa, o defensor Juanry Soares marcou, de cabeça, o gol que decretou a igualdade no placar.

Já na segunda partida do dia, Benjamin Moukandjo fez 1 a 0 para Burkina Fasso aos 35 minutos do primeiro tempo. Entretanto, Camarões buscou o 1 a 1 com um gol de Issoufou Dayo, aos 30 da etapa final, que deixou todas as seleções rigorosamente empatadas nesta primeira rodada do Grupo A.

Após estes dois empates, a segunda jornada desta chave será na próxima quarta-feira, com os duelos Gabão x Burkina Fasso e Camarões x Guiné-Bissau.

A Copa Africana contará com mais dois jogos neste domingo, ambos pelo Grupo B. A Argélia, que em 2014 foi eliminada pela Alemanha apenas na prorrogação nas oitavas de final da Copa do Mundo realizada no Brasil, enfrentará Zimbábue. Tunísia x Senegal será o outro duelo da primeira rodada desta chave.

Atual campeã africana, a Costa do Marfim irá estrear na segunda-feira, contra Togo, em duelo válido pelo Grupo C, que no mesmo dia terá o confronto Congo x Marrocos.