Esportes

Chapecoense empata com Joinville em seu primeiro jogo oficial após acidente

Assim como aconteceu no amistoso da seleção brasileira, na última quarta, o jogo foi paralisado no minuto 71 para homenagear os 71 passageiros do voo que ia para Medellín

Redação Folha Vitória
Os times catarinenses começam com um ponto no Grupo C, que conta ainda com a dupla mineira, Cruzeiro e Atlético-MG Foto: Site oficial/Chapecoense

Chapecó - Na primeira partida oficial após o acidente na Colômbia, a Chapecoense ficou no empate sem gols diante do Joinville na noite desta quinta-feira, em plena Arena Condá, na estreia da Copa da Primeira Liga. Assim como aconteceu no amistoso da seleção brasileira, na última quarta, o jogo foi paralisado no minuto 71 para homenagear os 71 passageiros do voo que ia para Medellín, em novembro do ano passado, e perderam a vida na tragédia.

Os times catarinenses começam com um ponto no Grupo C, que conta ainda com a dupla mineira, Cruzeiro e Atlético-MG. Eles se enfrentam no dia 1 de fevereiro, às 19h30, no Mineirão.

Com o uniforme todo verde, a Chapecoense entrou em campo pela primeira vez em uma partida oficial após o fatídico acidente que culminou com a morte de 71 pessoas, no ano passado, com o avião da LaMia, sendo boa parte jogadores da equipe catarinense. Foram apenas três sobreviventes da delegação - o goleiro Follmann, o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel. Isso, sem contar o jornalista Rafael Henzel.

Apesar da partida ficar marcada na história da Chapecoense como um recomeço, o técnico Vagner Mancini poupou muitos jogadores do time considerado titular, pensando na estreia do Campeonato Catarinense, no domingo, diante da Inter de Lages.

A Chapecoense sentiu dificuldades nos primeiros minutos. O Joinville marcava a saída de bola e arriscava em jogadas de velocidade. Logo aos seis minutos, Caíque cruzou, Elias espalmou, mas a bola foi nos pés de Alex Ruan, que chutou. Luiz Antônio salvou de cabeça.

A Chapecoense foi ganhando confiança e esboçou uma pressão nos minutos finais do primeiro tempo. Zeballos arrancou pelo lado direito e deixou com Luiz Antônio. O ex-volante do Flamengo colocou na cabeça de Túlio de Melo, que mandou rente à trave. No lance seguinte, Osman teve a chance de marcar, mas acabou chegando atrasado e desperdiçou a melhor oportunidade do time da casa nos 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, o Joinville saiu para o abafa e parou logo de cara em um milagre de Elias. Fabinho Alves avançou pela direita e chutou cruzado, o goleiro cortou, mas a bola sobrou para Alex Ruan, que chutou e viu o arqueiro do rival salvar em cima da linha.

O jogo seguiu equilibrado e o árbitro aproveitou o minuto 26 para paralisar o duelo em homenagem às 71 pessoas que faleceram na tragédia. Gritos de "vamos, vamos, Chape" tomaram conta do estádio. Depois de a bola voltar a rolar, a Chapecoense se fechou e segurou o 0 a 0 no seu retorno aos gramados.

PRÓXIMOS JOGOS - Na próxima rodada, a Chapecoense enfrenta o Cruzeiro no dia 8 de fevereiro, às 19h30, no Mineirão. No dia seguinte, às 19h15, o Joinville visita o Atlético-MG, no Independência.

Pontos moeda