Esportes

Mercado da bola: confira as contratações já anunciadas pelos principais times brasileiros

De olho nas competições do primeiro semestre, os times brasileiros estão "abrindo o cofre" e reforçando os elencos para 2019

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Rio Branco

Loco Abreu no Rio Branco, Hernanes no São Paulo e Rodrigo Caio no Flamengo. Visando as competições do primeiro semestre, e a recuperação/manutenção do desempenho em 2018, os times brasileiros estão investindo em contratações de "peso". Além disso, as especulações, e tentativas de contratações, deixam o ambiente ainda mais efervescente.

Espírito Santo

Ainda no mês de dezembro, a contratação do uruguaio Loco Abreu pelo Rio Branco agitou o futebol capixaba. O atacante, que se tornou ídolo do Botafogo e da Seleção do Uruguai, chega para reforçar o clube capa-preta para o Capixabão 2019. No mesmo embalo, o time do Serra pretende anunciar o centroavante Aloísio "Chulapa", que teve ótimas passagens pelo Paris Saint-Germain e São Paulo, nos próximos dias. 

Foto: Reprodução
Rodrigo Caio deixou o São Paulo para reforçar a zaga do Flamengo em 2019

Rio de Janeiro

Botafogo - Nono colocado no Brasileirão 2018, o Botafogo contratou o zagueiro Gustavo (Atlético-MG), o goleiro Diego Cavalieri, o volante Alan Santos (Ittihad Kalba-EAU) e o meia Gustavo Ferrareis (Internacional). O time ainda segue em negociação com Santiago Tréllez (São Paulo).

Flamengo - Vice-campeão no último Campeonato Brasileiro, e com vaga assegurada na Libertadores, o Flamengo se movimenta na tentativa de novas contratações, mas até o momento, apenas o nome do zagueiro Rodrigo Caio (ex-Paulo) e do técnico Abel Braga (sem clube) estão confirmados. O time segue em negociação com Bruno Henrique (Santos), Gabigol (Inter de Milão), Mariano (Galatasaray), Gil (Shandong Luneng) e Dodô (Sampdoria). Além disso, nas últimas horas, tem trabalhado intensamente na contratação do zagueiro Dedé e do meia uruguaio Arrascaeta, ambos do Cruzeiro. 

Fluminense - Com graves problemas financeiros, e a saída de nomes importantes do time titular em 2018 (12º no Campeonato Brasileiro), como Ayrton Lucas, Richard, Júlio César, Sornoza e Gum, o Fluminense confirmou a chegada do técnico Fernando Diniz e dos jogadores Luis Felipe (Internacional), Matheus Ferraz (América-MG), Bruno Silva (Cruzeiro), Mateus Gonçalves (Sport) e Yoni González (Barranquilla-COL). Além disso, negocia com o Moisés (Botafogo), Marquinhos Gabriel (Cointhians) e Camilo (Internacional).

Vasco - O time Cruzmaltino, 16º colocado no Campeonato Brasileiro, foi um dos que mais realizou contratações de olho na nova temporada. Entre os principais nomes estão o meia Bruno César (Sporting), Fellipe Bastos (Corinthians), Cláudio Winck (Internacional), Ribamar (Ohod FC-KSA) e Raúl Cáceres (Cerro Porteño). Ainda em negociação, os nomes mais comentados em São Januário são os do meia Douglas (ex-Grêmio) e do atacante Guerra (Palmeiras).

Foto: Reprodução
O meia Sornoza foi uma das principais contratações do Corinthians para 2019

São Paulo

Corinthians - Com uma campanha ruim no último Campeonato Brasileiro, ficando com a 13ª colocação,  o "timão" buscou importantes reforços para 2019, como: Mauro Boselli (León-MEX), o técnico Fábio Carille (Al Wehda), Ramiro (Grêmio), Richard (Fluminense), André Luis (Ponte Preta) e Sornoza (Fluminense).  No momento, negocia com Uendel (Internacional), Maxi López (Vasco), Luan (Atlético-MG) e Leandro Castan (Vasco).

Palmeiras - Campeão Brasileiro em 2018, e um dos times de maior poder financeiro do Brasil, o clube fechou as contratações de Zé Rafael (Bahia), Carlos Eduardo (Pyamids-EGI), Felipe Pires (Hoffenheim-ALE), Matheus Fernandes (Botafogo) e Arthur Cabral (Ceará). Além disso, negocia com Ricardo Goulart (Guangzhou-CHN), Keno (Pyramids-EGI) e Ramires (Jiangsu Suning-CHN).

São Paulo - O time do Morumbi também "abriu os cofres" e realizou importantes contratações para apagar mais um ano sem títulos. Com isso, chegam ao clube os jogadores Pablo (Atlético-PR), Tiago Volpi (Queretaro-MEX), Hernanes (Hebei Fortune), Igor Vinicius (Ponte Preta), Léo Pelé (Bahia) e Biro-Biro (Shanghai Shenxin-CHI). O São Paulo ainda negocia com Victor Ferraz, lateral do Santos, e Gans, que atualmente está no Amiens, da França. 

Santos - A grande contratação do time, até o momento, é a do técnico Jorge Sampaoli (ex-Seleção Argentina). No entanto, ainda busca fechar com o goleiro Martín Campaña (Independiente), Tréllez (São Paulo), Bruno Silva (Cruzeiro), Diego (Flamengo) e Sassá (Cruzeiro).

Foto: Divulgação
O goleiro Júlio César chega ao Grêmio para o lugar de Grohe, vendido para um time da Arábia 

Rio Grande do Sul

Internacional - Após a ótima campanha no último Campeonato Brasileiro, onde ficou com a 3ª colocação, o time confirmou as contratações de Guilherme Parede (Coritiba), Neílton (Vitória) e Leandro Damião (Frontale-JAP). Ainda podem chegar ao time: Rafael Sobis (Cruzeiro), Marcelo Moreno (Wuhan Zall-CHN), Elias (Atlético-MG), Leandro Castán (Vasco) e Valdivia (Colo-Colo).

Grêmio - Após a renovação com o técnico Renato Gaúcho, o time fechou a contratação do goleiro Júlio César (Fluminense), que chega para o lugar do consagrado Marcelo Grohe, vendido para um time da Arábia Saudita. Também contratou Walter Montoya (Cruz Azul-MEX) e Rômulo (Flamengo). Ainda podem chegar ao clube o atacante Felipe Vizeu (Udinese), Raniel (Cruzeiro) e Emmanuel Mas (Boca Juniors). 

Foto: Divulgação
O meia Arrascaeta recebeu proposta do Flamengo e dificilmente deve continuar na "Toca da Raposa"

Minas Gerais 

Atlético Mineiro - Sexto colocado no último Brasileirão, o Atlético trouxe o zagueiro Réver, que estava no Flamengo, o lateral Guga (Avaí) e o zagueiro Igor Rabello (Botafogo). O time ainda negocia com Marinho (Grêmio), Clayson  (Corinthians), Papagaio (Palmeiras) e Guerra (Palmeiras). 

Cruzeiro - O time mineiro, que sofre grande assédio de times brasileiros e europeus sobre o elenco, principalmente em relação ao zagueiro Dedé e ao meia Arrascaeta, contratou o volante Jadson (Fluminense) e o lateral Luís Orejuela (Ajax). Além disso, negocia com Nikão (Athletico), Rodinei (Flamengo), Mancuello (Flamengo) e Ricardo Goulart (Guangzhou-CHN).

Pontos moeda