Esportes

Rio Branco de Venda Nova firma parceria com time sensação da Copa São Paulo

O acordo vai permitir que o clube capixaba contrate reforços e estabeleça um time competitivo para disputar campeonatos este ano, em especial a série A do Capixabão

Foto: Divulgação

O ano de 2022 começou com uma parceria importante no futebol. O capixaba Rio Branco Futebol Clube, de Venda Nova do Imigrante, assinou, em 5 de janeiro, uma parceria com o Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) e o seu braço de tecnologia e inovação Ibrawork Open Innovation, entidades com sede em São Paulo e atuação internacional.

As duas marcas serão estampadas com destaque na frente do uniforme oficial do time capixaba nas competições realizadas neste ano. 

O instituto, que se dedica a promover relações esportivas, sociais e culturais entre o Brasil e a China, criou como um dos seus braços de atuação o Ibrachina Futebol Clube - clube recém-filiado à Federação Paulista de Futebol – que está disputando a Copinha Paulista deste ano como sede do campeonato, a partir do Ibrachina Arena, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo. 

O complexo esportivo também realiza trabalhos sociais e oferece como um dos atrativos a Escolinha de Futebol do Orlando City, clube norte-americano.

O acordo vai permitir que o clube capixaba contrate reforços e estabeleça um time competitivo para disputar campeonatos este ano, em especial a série A do Capixabão, seguindo com força total para a retomada do título estadual.

Foto: Divulgação

O contrato entre as partes foi firmado em cerimônia virtual com participação do presidente do Rio Branco FC, Erivelto Uliana, do técnico e de membros da diretoria do clube, além do presidente do Ibrachina, Thomas Law, acompanhado do advogado Sóstenes Marchezine. 

O evento contou ainda com a presença do deputado federal Evair de Melo, do vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcisio Botacin, e do diretor da Câmara de Vereadores do município, Marco Grillo.

“Há, claro, o aspecto financeiro, do patrocínio, que é importantíssimo para montarmos uma equipe competitiva para o Capixabão deste ano. Mas, além disso, há o intercâmbio de jogadores. Quer dizer, nossos atletas poderão competir pelo Ibrachina, que está em campeonatos de base em São Paulo e o contrário também. É uma oportunidade para o Rio Branco crescer nas categorias de base e ir além”, explica o presidente do clube capixaba, Erivelto Uliana.

A categoria de base é essencial para os clubes formarem seus jogadores e galgarem todos os degraus do futebol profissional. 

“Nenhum time cresce sem formar os próprios jogadores e, depois, negociar esses nomes no Brasil e exterior. E temos uma fartura de meninos que têm potencial para serem bons profissionais. Para isso, é claro, temos de ter estrutura para lapidar essa formação. E é isso que estamos iniciando no Rio Branco, em parceria com o Ibrachina”, conclui o dirigente.

Para o presidente do Ibrachina, a parceria vai além de publicidade e exposição de marcas. 

“É uma honra fechar esta parceria com o Rio Branco Futebol Clube e poder apoiar os planos do time que está em plena expansão e na sua melhor fase em 76 anos de história. O nosso instituto valoriza o futebol capixaba e reconhece os grandes talentos do Estado", declarou

"Queremos que o Rio Branco leve alegria para os Brancão Polenteiros, conquiste títulos e alcance a garotada que muitas vezes precisa apenas de uma oportunidade. O futebol é essa paixão que transforma vidas. E esse movimento começa com forte atenção na base”, assevera Thomas Law, que em 2021 visitou o Estado do Espírito Santo a convite do deputado Evair de Melo.

Foto: Divulgação

Quem ganha é o futebol!

O deputado federal, Evair de Melo, apoiador do Rio Branco, fala sobre a importância do acordo de cooperação. 

“Fiquei muito feliz em ver essa parceria entre um clube capixaba e um clube da Federação Paulista. Isso, com certeza, abrirá novas portas e colocará o Espírito Santo na maior vitrine do futebol brasileiro. Mérito para a diretoria do Rio Branco, que começa a colher frutos pelo trabalho sério que realizou. Faltava essa grandeza ao futebol capixaba. É uma parceria de sucesso, onde o Ibrachina, além do futebol, vai ampliar trabalho sociocultural no Espírito Santo. Ganham todos!”, disse Evair de Melo.

A parceria entre o Rio Branco e o Ibrachina deve ser considerada uma nova era para o futebol profissional de Venda Nova do Imigrante, na opinião do vice-prefeito da cidade, Tarciso Bottacin. “Essa iniciativa só foi possível graças ao trabalho bem feito por parte da diretoria do clube nos últimos anos”.

Com isso, avalia, ganham os torcedores do esporte e também a própria comunidade. “Essa iniciativa vai incentivar o futebol e os jovens da região que sonham em ser jogadores. Parabenizo e agradeço a todos em nome do prefeito Paulinho Mineti”, completa.

O acordo entre os times tende a prosperar e render bons frutos, avalia o diretor administrativo do Rio Branco, Breno Caliman. 

“Essa parceria é de apoio, de patrocínio e de possíveis trocas e cessões de jogadores. É financeira, mas principalmente técnica e profissional. E se mostrou um excelente caminho, já que o Ibrachina é um clube recém-filiado à Federação Paulista e passou invicto na primeira fase da Copinha. Isso mostra a estrutura e o comprometimento do grupo”.

Sobre o Ibrachina Futebol Clube

O clube paulista foi fundado em 16 de Setembro de 2020 pelos irmãos e empresários Henrique e Thomas Law. É o braço esportivo do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina). 

O objetivo principal do clube é promover a integração entre culturas e povos chinês, brasileiro e de língua portuguesa, além de servir como celeiro de revelação e formação de jogadores. O time manda seus jogos na Ibrachina Arena, um complexo poliesportivo de 12 mil metros quadrados, localizado na Mooca, em São Paulo.

Pontos moeda