Esportes

Aposentado e novo embaixador do Cavaliers, Anderson Varejão participa de coletiva nesta quinta

O capixaba foi homenageado pela franquia no último fim de semana em cerimônia que marcou sua aposentadoria e novas funções na organização

Foto: Time Brasil / Divulgação

O capixaba Anderson Varejão vai realizar sua primeira coletiva como consultor e embaixador do Cleveland Cavaliers, da NBA. Na tarde desta quinta-feira (26), o agora ex-atleta de basquete estará em uma entrevista por videoconferência para abordar os novos desafios após deixar as quadras.

O ex-jogador de basquete assumiu novas funções na franquia: Consultor de Desenvolvimento de Atletas e Embaixador Global. Varejão foi homenageado pela franquia no último fim de semana em cerimônia que marcou sua aposentadoria e novas funções na organização.

Além de Anderson Varejão, o brasileiro Raul Neto atua pelos Cavs – que ocupam a quinta posição na Conferência Leste – e o também capixaba Didi Louzada integra o Cleveland Charge (equipe da G-League).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Carreira

Em seus dias como jogador do Cleveland, Varejão foi figura importante nas equipes que alcançaram, de forma consecutiva, ao menos 60 vitórias na temporada regular e seis equipes de Playoffs, incluindo duas finais da Conferência Leste e a primeira aparição da franquia nas Finais da NBA durante os Playoffs de 2007. 

Ao longo de 13 temporadas com os Cavaliers, Varejão disputou 596 jogos na temporada regular (208 como titular), com médias de 7,5 pontos e 7,5 rebotes em 24,9 minutos por jogo. 

Apelidado de ‘Wild Thing’ (Coisa Selvagem), Varejão ainda está entre os 10 líderes de todos os tempos do Cavaliers em total de rebotes (sexto lugar com 4.454), jogos disputados (oitavo lugar com 596), tocos (oitavo lugar com 399) e roubos de bola (oitavo lugar com 529).

LEIA TAMBÉM: Capixaba Hugo Cibien e equipe 'LT Team' conquistam o pódio na Mil Milhas

O brasileiro ganhou as honras de ser indicado para o ‘Segundo Time de Defesa da NBA 2009-2010’, sendo um dos recordistas de rebotes da equipe em um só jogo, com 25 em 2 de janeiro de 2014, contra o Orlando Magic. 

Além disso, Varejão disputou 71 jogos de Playoffs com o Cleveland e está entre os líderes de todos os tempos da pós-temporada dos Cavaliers em partidas disputadas (71, empatado em quarto lugar), roubos de bola (67, em quarto lugar), rebotes ofensivos (147, em quarto lugar), rebotes defensivos (258, em sexto lugar), total de rebotes (405, em sexto lugar) e tocos (39, empatado em sétimo lugar).

Anderson Varejão deu seus primeiros arremessos no Clube de Regatas Saldanha da Gama (Vitória). Do Espírito Santo, saiu para o Franca Basquete (Franca-SP), onde despontou na categoria adulta e chegou à Seleção Brasileira.

LEIA TAMBÉM: Após triunfo em clássico, Vitória reencontra velhos conhecidos no Porto Vitória

Já na Europa, conquistou diversos títulos jogando pelo Barcelona, que inclui o título de ‘Melhor Jogador’ da Liga ACB em 2001-2002 (Espanha), Varejão foi escolhido pelo Orlando Magic na 30ª escolha geral no Draft da NBA de 2004 antes de ser adquirido pelos Cavaliers em uma troca em 23 de julho de 2004.

Além de 13 Temporadas da NBA em Cleveland, Varejão teve uma breve passagem pelo Golden State Warriors, onde atuou em 36 jogos durante partes das temporadas 2015-2016 e 2016-2017, bem como 17 partidas de pós-temporada durante as Finais da NBA pelos Warriors em 2016.

LEIA TAMBÉM: Por que Daniel Alves está preso e Robinho, não? Entenda diferenças entre os casos

Após sua passagem pelo GSW, Varejão jogou pelo Flamengo na liga NBB (Novo Basquete Brasil) em 2017-2018 e 2018-2019, sendo campeão ‘MVP’ do All-Star Game, campeão da Copa Super 8 e do NBB 2019. 

Em 2021, disputou sua última partida pela Seleção Brasileira, no Tokyo 2020 Olympics Qualifier, na Croácia. Varejão representou o Brasil por mais de 20 anos.


Pontos moeda