Esportes

Capixaba Hugo Cibien e equipe 'LT Team' conquistam o pódio na Mil Milhas

Junto com os companheiros Sarin Carlesso, Guga Ghizo, Jose Vilela e Joca Penteado, o time do atleta capixaba terminou na 5ª posição geral e em 2º lugar na categoria

Foto: Franklin Silva

Confirmado nos campeonatos da Stockcar Series e Imperio Endurance Brasil em 2023, o piloto capixaba Hugo Cibien conquistou o segundo lugar na categoria P3, a bordo protótipo MRX 73, da LT Team, junto com os companheiros Sarin Carlesso, Guga Ghizo, Jose Vilela e Joca Penteado, e o quinto lugar na classificação geral da Mil Milhas Chevrolet Absoluta, a corrida mais tradicional do automobilismo brasileiro, em Interlagos, São Paulo.

Na edição 2023, realizada nesse final de semana (22), largaram mais 43 carros e cerca de 100 pilotos fizeram parte da competição. Largando da pole position na categoria P3 e sétima posição no grid, com Sarin Carlesso na primeira hora e meia de prova e Guga Ghizo na segunda, a equipe chegou a ocupar o primeiro lugar geral.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Porém, um estouro de pneu, no meio da corrida, entre a segunda e terceira hora, exigiu uma parada não programada, um prejuízo de mais de 5 minutos que resultou na volta na segunda colocação, uma volta atrás do Porsche da Stuttgart Racing, o líder da prova. Iniciou-se então em uma corrida de recuperação.

Hugo assumiu o volante de Joca Penteado e foi à pista por volta das 4h30 e conseguiu um bom ritmo, mas uma nova intercorrência surgiu e dessa vez no sistema de combustível. 

“O motor começou a falhar por falta de pressão de combustível, pelo rádio achamos que era a bomba, liguei a auxiliar mas o carro continuou a falhar até parar em pista e ser rebocado para os boxes, era a linha de combustível que rompeu totalmente”, explica o piloto.

LEIA TAMBÉM: Vasco no ES: 5 mil ingressos para o jogo foram vendidos em seis horas

O reparo foi feito rapidamente, e na volta às pistas não houve troca de piloto e Hugo assumiu o volante por três horas.

“Fiquei no carro até próximo de 8h da manhã. Tentando recuperar o máximo de tempo possível para tentarmos pelo menos a vitória na categoria e um pódio na geral”. Cibien conseguiu recuperar algumas voltas dos líderes, a BMW da Eurobike, o Porsche e do MRX, primeiro colocado da P3.

Vilela, Guga e Sarin continuaram o trabalho, mas apesar do esforço da equipe e pilotos, chegando a ficar na mesma volta do protótipo líder de sua categoria, após mais de 8 voltas de desvantagem, o MRX 73 da LT terminou na segunda posição após enfrentar problemas de câmbio que impediram chances de brigar pela vitória no final.

“Tínhamos potencial para ganhar a categoria e ficar pelo menos em segundo lugar da geral. Todos se esforçaram muito, o ritmo era bom, estávamos pelo menos 6 segundos por volta mais rápidos que o líder da nossa categoria durante toda a prova, mas o câmbio não ajudou no final” relata Sarin, piloto sulista veterano da Superbike e da Endurance Brasil, que assumiu o carro no primeiro e penúltimo stint.

A prova acabou por tempo, foram 360 voltas completas, em 12 horas de corrida, devido ao grande número de acionamentos do Safety Car ao longo da disputa: 18, pelos mais variados motivos. 

O protótipo AJR conduzido por Emílio Padron, Fernando Fortes, Fernando Ohashi e Henrique Assumpção venceu as 1000 Milhas de 2023 na categoria geral e em sua categoria, a protótipos P1.

A segunda posição ficou com o Porsche 718 Cayman GT4 da Stuttgart, time que contou com Danilo Dirani, Dennis Dirani e Jacques Quartiero, terminando seis voltas atrás dos vencedores.

O BMW M2 CS GT4 da Eurobike MC Tubarão, que teve como pilotos Lucas Foresti, Henry Visconde, Enzo Visconde e Lucca Visconde, completou o top-3 da prova. Na categoria P3, o primeiro lugar foi de Edras Soares, Esdras Soares e Juarez Soares, da MRX #77 Motorcar Itapira Racing.

Pontos moeda