Esportes

Federação contrata empresa para fornecimento de dados do Capixabão 2023

Usando métricas modernas de análise de desempenho, a Owl Stats, que tem sede na Inglaterra, irá formular a seleção de cada rodada e a seleção do campeonato

Foto: Gilson Borba

O Capixabão 2023 conta com uma novidade em relação aos últimos anos. A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) contratou a empresa "Owl Stats" para fornecimento de dados dos atletas e dos times da competição.

Usando métricas modernas de análise de desempenho, a Owl Stats, que tem sede na Inglaterra, irá formular a seleção de cada rodada e a seleção do campeonato – que serão divulgadas nas redes sociais da FES –, fornecer relatórios de performance individuais e coletivas, entre outros serviços durante o campeonato. Todos esses dados serão encaminhados para os clubes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Vamos analisar as partidas e os todos atletas. Tem algumas métricas bem interessantes, como o xG (gols esperados), que agora começou a ser um pouco mais usado no Brasil. Essa métrica é muito interessante porque a gente consegue entender quais times estão realmente performando bem ou mal, a gente desconsidera o placar das partidas e leva em consideração o poder de criação de cada time ou o quanto eles estão sofrendo na parte defensiva”, explica o CEO da empresa, Thiago Silveira.

“Nossa ferramenta é muito interessante para o entendimento da performance do seu próprio time, dos seus próprios jogadores, e também interessante para estudar o adversário”, completa Thiago.

LEIA TAMBÉM: Vasco no ES: 11 mil ingressos já foram vendidos para partida do Carioca

O presidente da FES, Gustavo Vieira, explica que a contratação dos serviços foi pensando no desenvolvimento das equipes e na promoção do campeonato.

“Esses dados são muito importantes para os nossos clubes, para conhecer melhor seus atletas e para buscar parcerias, e para a Federação, que está analisando o campeonato como um todo. Uma ferramenta que a Federação está adquirindo e que vai movimentar o campeonato. Será importante para o atleta também, porque gera uma expectativa, ele vai querer saber como ele foi, se entrou na seleção da rodada ou na seleção do campeonato”, avalia Gustavo.

LEIA TAMBÉM: Aposentado e novo embaixador do Cavaliers, Anderson Varejão participa de coletiva nesta quinta

Seleção da 1ª rodada

Após o fim da rodada no último domingo (25, a Owl Stats divulgou dados da seleção da 1ª Rodada do Capixabão 2023. Confira os melhores atletas de cada posição.

Goleiro: Gabriel Palma (Serra) | Índice: 8.10

Além de não ter sido vazado, todas as ações com as mãos foram predominantemente positivas. Sua habilidade com os pés também chamou atenção, tendo participado bastante da criação de jogadas.

Lateral Direito: Tony (Nova Venécia) | Índice: 9.55

Foi fundamental para a construção do resultado com uma assistência. Além disso, ofereceu muito perigo ao adversário nas bolas paradas, contribuiu bastante para criação e teve bom retrospecto nas disputas defensivas.

Lateral Esquerdo: Bruno Boca (Serra) | Índice: 7.20

Autor do gol da vitória, também teve grande responsabilidade para o Serra não ter sido vazado, já que todas as suas ações defensivas foram positivas, entre elas: desarmes, disputas defensivas e alívios.

Zagueiro: Clebson (Real Noroeste) | Índice: 7.94

Na goleada do Real Noroeste por 4 a 0, o zagueiro foi importante para solidez defensiva, tendo como destaque os desarmes, interceptações, bloqueios e recuperação de iniciativa de jogo.

Zagueiro: Pedro Botelho (Nova Venécia) | Índice: 7.29

Autor de um dos gols da vitória do Nova Venécia, foi extremamente dominante na partida, tanto na criação quanto na defesa. Participou ativamente da construção de jogo da equipe, foi predominante em disputas defensivas e apareceu na área adversária para abrir o placar.

Meio-Campo: Carlos Augusto (Vitória) | Índice: 6.99

Fez o primeiro gol do Vitória e foi um grande destaque na criação e na defesa. Teve grande percentual de acerto de passes determinantes, além de ter sido fundamental na recuperação da posse de bola.

Meio-Campo: Victor Salvador (Real Noroeste) | Índice: 7.06

O jogador teve 78% de ações determinantes positivas na partida. Na criação, foi destaque nos passes direcionados e em profundidade. Já na defesa, 93% das ações foram positivas, sendo elas: disputas defensivas, desarmes e recuperações direcionadas.

Meio-Campo: Anderson (Porto Vitória) | Índice: 4.29

O atleta teve grande importância na vitória da equipe fora de casa. Destaques para a predominância positiva nas inversões de jogo e no bom aproveitamento defensivo na recuperação da posse de bola.

Atacante: Matheus Bidick (Porto Vitória) | Índice: 4.59

Autor de um dos gols da vitória, o atacante também contribuiu para o time na criação de jogadas determinantes no jogo, além de ter tido bom aproveitamento nos dribles.

Atacante: Baianinho (Serra) | Índice: 2.39

Destacou-se por sua assistência milimétrica para o gol da vitória. Além disso, teve ótimo aproveitamento de passes direcionados e dribles. Também contribuiu para a equipe na fase defensiva.

Atacante: Piauí (Real Noroeste) | Índice: 4.85

Fez um dos gols da goleada do time de Águia Branca e também contribuiu para a solidez defensiva da equipe, desde o campo de ataque, e nas disputas ofensivas.

Pontos moeda