Force India escala mexicano de 19 anos para estrear carro nos testes da F1

Esportes

Force India escala mexicano de 19 anos para estrear carro nos testes da F1

Redação Folha Vitória

Silverstone - A Force India surpreendeu nesta quinta-feira ao anunciar que o mexicano Alfonso Celis Jr., de apenas 19 anos, será o primeiro piloto a conduzir o VJM09, o carro da equipe para o campeonato de 2016, na próxima segunda-feira, no início dos testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1, marcados para Barcelona.

A escalação do jovem mexicano foi confirmada com a divulgação do cronograma da equipe para os treinos no circuito espanhol. E Celis Jr., piloto de desenvolvimento da escuderia, voltará ao cockpit do novo carro da Force India na próxima quinta-feira, quando se encerrará a primeira semana dos testes coletivos da Fórmula 1.

Celis Jr., que teve sua contratação anunciada em novembro de 2015, participou dos testes da Fórmula 1 após o fim da última temporada pela Force India. E, em categorias menores, teve desempenho discreto no ano passado, sendo o 12º colocado na GP3 e o 16º na World Series.

Com a escalação do jovem, os titulares da Force India só vão testar um dia cada na próxima semana. O também mexicano Sergio Pérez pilotará o novo carro na próxima terça-feira, enquanto Nico Hulkenberg o conduzirá no dia seguinte.

Na segunda semana de testes, entre os dias 1º e 4 de março, eles terão mais tempo de pista, também em Barcelona. Hulkenberg vai testar o carro da Force India no primeiro e no terceiro dia. Já Pérez o pilotará em 2 e 4 de março.

Em 2015, a Force India terminou o Mundial de Construtores na quinta colocação, tendo subido ao pódio uma vez, com Pérez, que ficou em nono lugar no Mundial de Pilotos, uma posição à frente de Hulkenberg. A próxima temporada da Fórmula 1 será aberta em 20 de março, com a realização do GP da Austrália, no circuito de Melbourne.