Circuito Rede Vitória de Tênis

Esportes

Conheça os campeões do Circuito Rede Vitória de Tênis

As finais foram realizadas no sábado e domingo. O torneio vale pontuação para o ranking capixaba e faz parte do circuito da Federação Espírito-Santense

Ana Mota *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Mais um Circuito Rede Vitória de Tênis concluído com sucesso! Após dez dias de competição, o torneio chega ao fim com mais um histórico positivo. Foram mais de 70 atletas inscritos nas duas categorias (feminino e masculino), jogos disputados e público presente nas arquibancadas. O torneio vale pontuação para o ranking capixaba e faz parte do circuito da Federação Espírito-Santense.

O Circuito Rede Vitória Open foi realizado na Academia de tênis de Jardim Camburi, em Vitória. Assim como nas edições anteriores, as classes do torneio foram definidas pelo nível técnico de cada atleta e não pelas idades, o que permitiu disputas de pessoas de idades distintas. 

5ª classe masculino simples

Foto: Divulgação

Na quinta classe o título ficou com Fabriccio Bernardes que, assim como outros atletas, tem uma história de superação na modalidade. Fabriccio começou a praticar o tênis há apenas 5 anos, diferente de outros atletas que ainda crianças já experimentam a modalidade. Após uma pausa de dois anos para se dedicar apenas aos treinos, o tenista agora esteve em uma final, e não desperdiçou a chance de sair de quadra com a taça. A grande decisão foi contra Gonzalo Cataldo.

Fabrício entrou de forma arrasadora na partida, chegando a abrir cinco games de vantagem. Não demorou muito para que fechasse o primeiro set, com parcial de 6/1. Na segunda parte do jogo, a temperatura elevada já não contribuía, e o cansaço tomava conta das partes, e exigiu que a dupla soubesse administrar melhor a forma de atuar em quadra. Foi aí que Fabriccio sacou sua disposição, e fez valer todo tempo investido em seu preparo físico. No fim, a vitória. Com a parcial de 6/2 Fabriccio fechou o segundo set.

4ª classe masculino simples

Foto: Divulgação

Rafael Fryga entrou em quadra com a missão de se manter no topo da 4ª classe. O garoto, de apenas 11 anos, foi campeão da última edição do Circuito Rede Vitória de Tênis, realizado em dezembro de 2018, e não via o momento de se declarar bicampeão do torneio.

Na grande final, contra Renzzo Rizzo, Fryga teve um início sem defeitos. Abriu cinco games de vantagem logo na primeira parte, e não demorou muito para fechar o primeiro set. Na segunda etapa da partida, Renzzo tentou uma reação, mas Rafael permanecia ligado no jogo, e não facilitou para o adversário. Fim de jogo com vitória de Rafael com parciais de 6/1 e 6/4.

3ª classe masculino simples

Foto: Divulgação

Felicidade em dobro na família Fryga! Isso porque mais um tenista da família saiu de quadra campeão. Desta vez foi Daniel Fryga, que enfrentou Davi Wescley, e não teve vida fácil em jogo. Os dois fizeram dois sets disputadíssimos. Apesar de uma leve lesão no joelho, Davi saiu na frente e deu trabalho para o jovem Daniel Fryga, que precisou se desdobrar para reverter o placar. O primeiro set terminou com vitória para Fryga, por 6/3.

A segunda etapa foi tão disputada quanto a primeira, com mais um set disputado ponto a ponto, e torcedores tensos nas arquibancadas. No fim, Daniel vence o segundo set com parcial de 7/5, e fica com a troféu da terceira classe.

2ª classe masculino simples

Foto: Divulgação

Na disputa pelo título da segunda classe uma verdadeira virada de jogo. Leonardo Rangel entrou absoluto em quadra, chegando a abrir cinco games de vantagem ainda na primeira etapa de jogo. Na sequência, um apagão. Leonardo já não conseguia encaixar as jogadas e viu seu adversário, Rafael Mendes, entrar no jogo. Com dificuldades, Léo fechou o primeiro set em 6/4.

No segundo set os finalistas ganharam um desafio: o calor excessivo. Com melhor condição em quadra, Rafael fechou o segundo set com parcial de 6/3. Com o resultado, a partida seguiu para terceiro set, mas Leonardo Rangel não conseguiu finalizar a partida, saindo antes do previsto. Com isso, o título da segunda classe ficou com Rafael Mendes.

1ª classe masculino simples

Foto: Divulgação

Como já era esperado, Ivan Shalders e Brayner Carvalho protagonizaram a partida mais longa de todo torneio, com pouco mais de 3 horas de duração. Brayner, que já foi campeão de outras etapas do Circuito, começou a partida na frente, fechando o primeiro set com parcial de 6/3. Na segunda etapa, a reação de Ivan Shalders, que sempre vibrava muito a cada ponto. Ivan fechou o segundo set por 6/3 e, com isso, levou a partida para o terceiro set. Esse era o último jogo do torneio, e chamava atenção do público, que aguardava o momento de premiação. No fim, vitória de Shalders por 6/3 e o título da primeira classe na conta.

1ª e 2ªclasse feminino

Foto: Divulgação

As finais da categoria feminina foram realizadas no sábado (23). Na primeira classe, Aline Lema venceu Luiza Loss por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1. Já pela segunda classe, Isabela Meneses garantiu o título após vencer os dois sets contra Gabriela Testa.

Pontos moeda