Esportes

Nova York desiste de ser sede e Diamond League vai à África pela 1ª vez

Redação Folha Vitória

Nova York - A organização da Diamond League anunciou nesta quinta-feira uma mudança significativa em seu calendário. A cidade de Nova York desistiu de sediar uma das etapas da competição de atletismo, que substituiu a cidade norte-americana por Rabat, em Marrocos. Com isso, o evento acontecerá na África pela primeira vez na história no dia 22 de maio.

"Estamos felizes por levar nossa principal série de atletismo para um novo continente. A Diamond League oferece o melhor entretenimento atlético ao mundo atrás do Campeonato Mundial e da Olimpíada. Agradecemos Nova York por contribuir com esse grande projeto pelas últimas seis temporadas e sabemos que vão continuar apoiando o atletismo no futuro. Orgulhosamente, damos as boas-vindas à inclusão de Rabat", disse o presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e chefe da Diamond League, Sebastian Coe.

Os responsáveis pela organização da etapa nova-iorquina da Diamond League explicaram o motivo da desistência. "Estamos olhando em frente e vamos produzir um novo evento. Nós acreditamos que mudar nosso foco para uma prova de rua é uma forma de tornar o evento atrativo para uma audiência mais jovem", justificou o diretor Mark Wetmore.

O presidente da federação marroquina de atletismo, Abdeslam Ahizoune, por sua vez, comemorou a mudança. "Este é um momento de orgulho para a comunidade do atletismo de nosso país e para a reputação do esporte marroquino em geral. A inclusão do nosso evento na Diamond League é a clara afirmação da habilidade de nosso país em entregar o mais alto nível de produto esportivo."

A Diamond League existe desde 2009 e é dividida em 14 etapas que são disputadas durante o ano. A desistência de Nova York pode representar uma retaliação norte-americana em meio ao escândalo de corrupção protagonizado pela IAAF, que viu alguns de seus dirigentes serem acusados de extorquir atletas para acobertar diversos casos de doping nos últimos anos.

Pontos moeda