Esportes

Pressionado, Fluminense enfrenta o Friburguense para encaminhar classificação

Em quarto lugar, com apenas sete pontos no Grupo A, o time é o último da zona de classificação para a Taça Guanabara e precisa vencer para ir ao último jogo com a vaga encaminhada

Redação Folha Vitória
Mesmo na ausência de Fred, o veterano Magno Alves deve seguir como opção no banco de reservas Foto: ​Reprodução/Instagram

Rio - Ainda sem técnico e sob pressão, o Fluminense encara o Friburguense, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, nesta quarta-feira, às 21h45, pela sétima rodada do Campeonato Carioca. Em quarto lugar, com apenas sete pontos no Grupo A, o time é o último da zona de classificação para a Taça Guanabara e precisa vencer para ir ao último jogo com a vaga encaminhada.

Pressionado após as derrotas para Flamengo e Botafogo, que culminaram na demissão do treinador Eduardo Baptista e do agora ex-vice-presidente de futebol, Mario Bittencourt, o time será comandado pelo auxiliar-técnico permanente Marcão, que deve fazer mudanças na equipe.

Com Fred vetado, por causa de um estiramento na coxa esquerda, Marcão treinou a equipe com um esquema tático sem centroavante fixo, com Diego Souza e Cícero se revezando no comando do ataque. Mesmo na ausência do camisa 9 titular, o veterano Magno Alves deve seguir como opção no banco de reservas. Após fracas atuações, o atacante Osvaldo pode dar lugar a Marcos Junior.

Na defesa, que segue muito questionada no clube apesar dos reforços que chegaram para a temporada 2016, Henrique deve ter novo companheiro. Durante os treinamentos, Marcão testou o jovem Marlon na vaga de Renato Chaves. Outro jogador que pode ganhar chance entre os titulares é o volante Edson, que não era sequer relacionado para partidas por Eduardo Baptista.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, Marcão reconheceu a má fase da equipe e disse que é a hora do Fluminense "entrar no Carioca". "A cobrança é diária aqui. Olho a tabela... estamos na zona de classificação, mas ameaçados de não passar de fase. É um risco. O jogo será decisivo. Vamos fazer o melhor. A rapaziada vai se dedicar, vamos jogar pela nossa família, pelo nosso torcedor", disse o auxiliar que, como jogador, marcou época no Fluminense com 396 jogos disputados.

Para esquentar o duelo na Região Serrana do Rio, o Friburguense, com 8 pontos no Grupo B, pode alcançar a zona de classificação para a segunda fase, caso vença o Flu. Recuperado de lesão, Caique ficará à disposição do técnico Gerson Andreotti. O garoto Maycon, que assumiu a vaga do atacante nos últimos jogos, no entanto, vem sendo um dos destaques da equipe e pode seguir entre os titulares. O jovem, inclusive, já despertou interesse do próprio Fluminense, que avalia sua contratação para o Campeonato Brasileiro.

Contra o time da Região Serrana do Rio, Marcão irá fazer a sua primeira partida oficial no comando do Fluminense. Ex-treinador de Bangu e Bonsucesso, ele esteve à frente da equipe sub-23 tricolor, em um amistoso contra o time italiano Chievo Verona. Marcão é auxiliar técnico do Fluminense desde 2014, mas não continuará no comando da equipe. A diretoria tricolor estuda a contratação de um nome experiente. Cuca, Levir Culpi e Oswaldo de Oliveira estão entre as opções.

FICHA TÉCNICA:

FRIBURGUENSE X FLUMINENSE

FRIBURGUENSE - Marcos; Ronaldo, Pierre, Diego Guerra, Flavinho; Bidu, Vitinho, Gleison, Jorge Luiz; Caíque (Maycon) e Rômulo. Técnico: Gerson Andreotti.

FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Marlon, Giovanni; Pierre, Edson, Cícero, Gustavo Scarpa; Marcos Junior; Diego Souza. Técnico: Marcão.

Árbitro - Mauricio Machado C. Junior (RJ)

Horário - 21h45

Local - Eduardo Guinle, Nova Friburgo, Rio de Janeiro (RJ).

Pontos moeda