Esportes

Buffon, Chiellini e Totti se unem à multidão de fãs no funeral de Astori

Redação Folha Vitória

Milhares de torcedores e dezenas de atletas compareceram na manhã desta quinta-feira à Basílica de Santa Cruz, em Florença, para o funeral do zagueiro e capitão da Fiorentina, Davide Astori. O jogador de 31 anos foi encontrado morto no último domingo, após ter uma parada cardíaca.

Companheiros de Astori da seleção italiana, o goleiro Buffon e o zagueiro Chiellini foram dar adeus ao amigo. Os dois atletas estiveram em campo na quarta-feira, em Londres, na vitória por 2 a 1 da Juventus sobre o Tottenham, que garantiu uma vaga às quartas de final da Liga dos Campeões.

O técnico do time alvinegro, Massimiliano Allegri, também foi ao funeral. Além deles, o treinador da Inter de Milão, Luciano Spaletti, o ex-comandante da seleção italiana Gian Piero Ventura e o ex-jogador Totti estiveram em Florença.

A multidão começou a chegar ao local três horas antes do início da cerimônia. O carro fúnebre que trouxe o corpo do jogador chegou sob aplausos e gritos exaltando o "grande capitão".

A esposa de Astori, Francesca Fioretti, e a filha Vittoria, de dois anos de idade, chegaram junto com o carro fúnebre. Os torcedores empunhavam cachecóis e bandeiras da Fiorentina. Muitos usavam a camisa do jogador.

O elenco da Fiorentina marcou presença de terno, com um brasão do clube bordado no bolso. O croata Milan Badelj leu uma mensagem em homenagem ao companheiro de time. "Você é o irmão ou o filho que todos gostariam de ter tido", disse. "Você não é como os outros. Você é o futebol, o significado do real futebol, a criança pura."

"Nossas condolências para sua mãe, seu pai, para seus irmãos, à Francesca e para a princesa Vicky. Você é a luz para todos nós", prosseguiu.

O funeral durou cerca de duas horas. Após o cerimonial, os torcedores cantaram o hino da Fiorentina e gritaram mais uma vez o nome de Astori. A mãe do jogador agradeceu ao carinho dos fãs. O enterro de Astori será em Bérgamo, sua cidade natal.

Astori estava na Fiorentina desde 2011. Ele também defendeu a seleção italiana em 14 partidas, entre 2011 e 2017, e esteve presente na Copa das Confederações realizada no Brasil em 2013.

Por conta da morte do jogador, a rodada do Campeonato Italiano no último domingo teve seus jogos adiados. Como forma de homenagear Astori, a Fiorentina e o Cagliari, duas das equipes em que atuou na Itália, decidiram aposentar a camisa 13.

Pontos moeda