Esportes

Futebol virtual: torneio reúne os melhores gamers do Brasil em Vitória

O evento é o primeiro a ser realizado no País no modo 11 contra 11, onde cada jogador é controlado por uma pessoa, do goleiro ao atacante

Foto: Acácio Rodrigues
A DXC Mega Arena fica na Enseada do Suá, em Vitória, e foi inaugurada em agosto de 2018

Neste fim de semana, Vitória recebe os melhores jogadores de futebol virtual do Brasil. O torneio 11x11 Pro League Brasil, que será realizado na DXC Mega Arena, deve reunir cerca de 600 pessoas para assistirem partidas que se aproximam da realidade. Isso porque serão literalmente 11 contra 11, cada um defendendo uma posição, do goleiro ao atacante, utilizando controles.

"O objetivo da casa é visar o crescimento do e-Sports. Somos a primeira produtora com casa gamer a fazer um campeonato desse nível no País. Buscamos uma ascensão da modalidade 11x11, que apareceu há pouco tempo, mas está tomando lugar no cenário", afirmou o coordenador da DXC Mega Arena, William Camargo.

O campeonato terá 21 times em disputa, de oito estados diferentes. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pelas mídias sociais do local onde será realizado o evento, sábado (30) e domingo (31).

Foto: Acácio Rodrigues
William Camargo é coordenador da DXC Mega Arena

Dois times capixabas estão na disputa: Bulldozer E-Sports e Biribondo E-Sports, ambos no Grupo A. Na Chave C, o destaque vai para o Santos E-Sports, que representa o time que revelou Pelé e Neymar.

"Teremos a nata do e-Sports nessa modalidade Pro Clubs. É praticamente ter Neymar da modalidade no campeonato em Vitória. A gente tem uma expectativa de encher a casa, com cerca de 600 pessoas, tendo os principais times e o Santos é um deles. Os próprios clubes de futebol de campo estão ligados nessa parte e isso vai agregar muito", disse William Camargo.

O ingresso unitário para cada dia custa R$ 30 e é vendido pelo site da DXC Mega Arena. Além de acompanhar os jogos com narração e intervalos com análise de cada partida, o público terá direito a utilizar os equipamentos do segundo piso, onde terão acesso também a uma loja de artigos relacionados à games.

"Tem gente vindo de todo canto do Brasil. Ligaram do Rio de Janeiro hoje perguntando de hotel, onde podem ficar, enfim, há um interesse enorme em acompanhar de perto", revelou o designer da DXC Mega Arena, Leon Moreira.

Como funciona o campeonato

Os jogos do 11x11 Pro League Brasil serão realizados através do modo Pro Clubs, do jogo Fifa 19. A competição será disputada em quatro fases.

Foto: Acácio Rodrigues
Telão onde serão transmitidos os jogos do 11x11 Pro League Brasil

"Eu mesmo não fui um jogador de futebol e poderia ter sido. Eu posso ser um jogador de futebol virtual, então, tenho minha posição e vou ajudar o time na minha posição, que é diferente de quando você comanda o time todo contra alguém que faça a mesma coisa, o que era bastante comum", acredita o coordenador da DXC Mega Arena.

Na primeira fase, serão sete grupos com três times cada. Os primeiros colocados avançam para as quartas de final. Os quatro melhores segundos colocados vão disputar uma repescagem em formato de mata-mata, onde o vencedor também disputa a segunda parte do torneio. A partir das quartas de final até a decisão, os jogos serão de ida e volta.

Os grupos:

Grupo A: Bulldozer E-sports (ES), Biribondo E-Sports (ES) e Trivoltz FC (BA)

Grupo B: Jotunn E-Sports (SC), Firetroop E-Sports (RJ) e Citizens Brasil (SP)

Grupo C: Eleven Gaming (RJ), Titãs E-Sports (RJ) e Santos E-Sports (SP)

Grupo D: Havan Liberty Gaming (SC), Castelo E-Sports (MG) e Buffalo Soldiers FC (RJ)

Grupo E: Mage E-Sports (RS), Fifeiros E-Sports (SP) New Eagles Team (SP)

Grupo F: EC Canarinho (CE), Colorado E-Sports (RS) E Galaticos FP (RS)

Grupo G: Barça E-Sports (CE), Flunited E-Sports (RJ) E All Gazarra E-Sports (SP)

Programação

Sábado (30)

9h - Recepção dos participantes

10h - Início da fase de grupos

21h - Fim da fase de grupos

Domingo (31)

10h - Início da repescagem

12h - Fim da repescagem

13h - Início da fase eliminatória

22h - Final

Pontos moeda