Esportes

Festival de judô inclusivo em Vila Velha; veja como participar

A segunda edição do Festival Henkan de Judô Inclusivo acontece no dia 13 de abril, em São Torquato, em Vila Velha, com muita competição e lazer para as famílias

Foto: Divulgação/FEJ

Judocas de todas as idades, num mesmo objetivo: mostrar que o esporte é lugar para todos. Assim é o Festival Henkan de Judô Inclusivo, que acontece no dia 13 de abril no ginásio municipal Poliesportivo Osvaldo Ruy, em São Torquato, em Vila Velha.

O festival, que está com inscrições abertas, é para judocas de todas as idades e tem previsão de 200 inscritos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"No tatame, as deficiências não existem. É um evento aberto para pessoas com deficiência e sem deficiência e, principalmente, sem preconceito", explica o sensei Erivanaldo Amaral, o sensei Peri, organizador do evento.

Foto: Henkan

Responsável pela Escola Henkan Judô Inclusivo, ele explica que o objetivo do local é oferecer um ambiente onde crianças com transtornos de desenvolvimento encontrem, no judô adaptado, uma oportunidade única de crescimento pessoal. A escola tem alunos com transtornos como TEA, TDAH, TOD e paralisia cerebral, mas que descobrem no judô um caminho para superação.

"O melhor é fazer a convivência entre pessoas típicas e atípicas, fazendo a prática do judô, de modo harmonioso e respeitoso, independentemente da limitação que a pessoa tenha. O mais legal é o reconhecimento das famílias podendo ver que o filho, mesmo com todas as suas limitações, participa de um evento que, aos olhos de muito, não poderia ser feito por causa da sua deficiência", conta o sensei Peri.

O festival está em sua segunda edição e contará com a participação de atletas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os participantes terão não só a chance de competir, mas também de desfrutar de diversas atividades e brindes.

Antigamente, as pessoas deixaram as crianças com deficiência em casa. Então, a gente conseguir promover a realização da atividade física, mesmo com toda limitação, a família se sente recompensada. Então, a medalha no final do evento não é para o atleta, é para a família. Ver que o filho conseguiu quebrar paradigmas, barreiras que a sociedade impõe. É um evento aberto pra mostrar para a sociedade que o preconceito só tá na cabeça", completa o sensei.

SERVIÇO

FESTIVAL HENKAN DE JUDÔ INCLUSIVO

Quando: 13 de abril

Horário: 8 às 14 horas

Local: Ginásio Municipal Osvaldo Ruy (avenida Anésio José Simões, bairro São Torquato, em Vila Velha)

Inscrições

Prazo de inscrição: até 7 de abril

Valor: R$ 80 por atleta (Chave do Pix 009.593.007-83)

Link de inscrição: https://forms.gle/VUbKqMkK1XProTRK8 (enviar o comprovante do pagamento da inscrição para o WhatsApp 27 99227-3800)

Pontos moeda