Esportes

Garantido na Olimpíada, Thiago Pereira pede união da equipe para o Rio-2016

Nadador declarou: "A gente tem que olhar esse time inteiro como um time só. A partir de agora, todos nós, independente de clube, a gente é Brasil"

Redação Folha Vitória
Thiago Pereira pede união da equipe para o Rio-2016 Foto: R7

Rio - O inusitado empate entre Thiago Pereira e Henrique Rodrigues na final dos 200 metros medley do Troféu Maria Lenk não foi novidade para Thiago. Logo após a prova, ele lembrou que já havia empatado uma disputa em 2002. Mas o desta terça-feira teve um gostinho especial, já que o tempo de 1min57s91 colocou a dupla nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"A primeira vez que eu empatei faz muito tempo. Foi em 2002, no Troféu Brasil, em Brasília. Na época eu empatei com o Lucas Salatta, e agora é a segunda vez que estou empatando nos 200m medley", recordou Thiago.

Henrique Rodrigues empatou uma prova pela primeira vez na vida, mas o sorriso dele após a prova tinha um motivo bem mais especial. "É uma alegria muito grande a gente (ele e Thiago) estar garantido na Olimpíada. É isso que conta e é o que a gente veio buscar aqui", comentou.

Thiago Pereira aproveitou para pregar união da equipe para os Jogos. "A gente tem que olhar esse time inteiro como um time só. A partir de agora, todos nós, independente de clube, a gente é Brasil. Não tem mais (dizer que) a gente é Pinheiros, Minas, Corinthians, Sesi. Na Olimpíada vai ser todo mundo jogando para o mesmo time", ponderou.

Ele também elogiou o atual nível da natação brasileira. "A gente está no caminho certo, e vem evoluindo a cada ciclo olímpico. A gente espera que não seja só a maior (delegação), mas que tenha grandes resultados positivos também", disse Thiago.

O nadador também pediu "pés no chão". "Tem que saber que é uma Olimpíada, e da mesma maneira que estamos treinando, o mundo inteiro também está. Não vai ser fácil para ninguém, mas podem ter certeza que vamos brigar muito."

FEMININO - Nesta terça, quem também alcançou índice olímpico foi Larissa Oliveira. Ela venceu os 100 metros livre em 54s03, estabelecendo novo recorde sul-americano. No domingo, a nadadora já havia feito o mesmo na prova de 200m livre.

"Eu estou numa fase boa. Como eu disse, a gente não consegue mergulhar duas vezes no mesmo dia, porque aquela água já passou, e a minha fase ruim já passou. Eu vim aqui preparada, com novos objetivos, mais firmes, e o principal é o psicológico bom", destacou, pouco depois da final.

"Comecei bem a competição, já fui direto quebrar o gelo dos 200m livre. Eu consegui o índice pela manhã, e quando a primeira prova sai fácil é só manter os pés no chão e se concentrar pro resto da competição", declarou.

Pontos moeda