Esportes

Giovani dos Santos obtém índice olímpico na Maratona de Milão

Redação Folha Vitória

Milão - O corredor mineiro Giovani dos Santos entrou neste domingo na lista dos brasileiros que têm índice para disputar a maratona nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Ele obteve a marca na Maratona de Milão, na Itália, ao completar a prova em 2h14min41s. Foi o 10º colocado.

Agora o Brasil conta com 12 maratonistas com índice olímpico. Giovani detém o quarto melhor tempo, com seu desempenho em Milão. O dono da melhor marca é Marilson Gomes dos Santos, com 2h11min00s, seguido de Paulo Roberto de Almeida Paula (2h11min02s) e Solonei Rocha da Silva (2h13min15s). Mas, pelas regras, cada país só pode inscrever três corredores na Olimpíada.

Uma destas vagas já pertence a Solonei. Ele garantiu a convocação antecipada para o Rio-2016 ao ficar entre os 20 primeiros colocados na maratona do Mundial de Pequim, no ano passado, na China. Assim, Giovani dos Santos disputa uma das duas vagas restantes na maratona masculina do Brasil.

Para a Maratona de Milão, o corredor fez uma preparação especial. Durante um mês treinou na altitude da Colômbia para melhorar seu rendimento na prova italiana. Sua meta era ficar entre os três primeiros colocados, com tempo entre 2h10min e 2h11min. Sem alcançar seu objetivo, ele deve tentar melhorar seu tempo em outras provas antes dos Jogos Olímpicos.

MILÃO - A maratona na Itália foi dominada neste domingo pelos quenianos. Ernest Ngeno conquistou a vitória ao marcar 2h08min15s. Ishhimael Chemtan chegou em segundo lugar, com 2h08min20s, e Kenneth Mburu Mungara obteve o terceiro posto no pódio, com 2h08min38s.

Pontos moeda