Esportes

Cinco dicas de locais para praticar esportes de aventura na região metropolitana de Vitória

Cercado por montanhas e praias, a região metropolitana de Vitória proporciona oportunidades para quem gosta de adrenalina e de se aventurar em esportes como voo livre, trekking e trail run

Marlon Max

Redação Folha Vitória
Foto: divulgação/insanity mountain

Entre as principais queixas dos moradores das grandes cidades por todo Brasil estão o trânsito, a poluição e forma desordenada como as cidades cresceram. E na Grande Vitória não é diferente. Apesar disso, a região tem diversos locais para quem gosta do ecoturismo, aventuras e esportes ao ar livre.

Cercado por montanhas e praias, são muitos os lugares de área verde onde os capixabas podem praticar esportes alternativos. Montanhas, trilhas e matas se misturam com os prédios e a agitação das cidades. E com poucos minutos de locomoção é possível encontrar locais pra quem gosta de se aventurar em esportes como o voo livre, trekking (caminhada em trilhas), trail run (corrida em trilhas) e mountain bike.

O Folha Vitória listou cinco dicas de locais, dentro da região metropolitana, para quem gosta de adrenalina, ecoturismo e desafios. Confira:

Vitória - Parque da Fonte Grande

Foto: divulgação PMV

Situado no coração de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande é uma área de conservação ambiental com mais de dez mil metros quadrado de área verde.  Entre outros esportes, o local desponta como um dos favoritos para os  praticantes de mountain bike enduro. Por estar situada dentro da capital do Espírito Santo, as trilhas da Fonte Grande estão sempre cheias de atletas. 

“As trilhas são boas e a proximidade com a cidade é a principal vantagem. No meu caso, com dez minutos eu já estou no Parque da Fonte Grande, dentro de alguma trilha.” Rodrigo Forrequi, atleta de mountain bike .

Serra- Mestre Álvaro

Foto: divulgação pms

Considerado a maior elevação em área litorânea do Brasil com 883 metros de altitude, o Mestre Alvaro é muito mais que o principal cartão postal do município de Serra, ele é o destino de milhares de aventureiros de todo o país que buscam uma região montanhosa que tenha condições ideias para treinos em qualquer estação do ano.

“Quem quer subir outras montanhas no Brasil, como o Pico da Bandeira, por exemplo, precisa treinar no Mestre Álvaro”, Ryan Rangel, organizador do Insanity Mountain, o maior evento de esportes outdoor do Espírito Santo.

Dica especial: nos dias 20 e 21 de abril acontece o Insanity Mountain, no Mestre Álvaro. O festival envolve diversas atividades para toda a família, como Trail Run, Bike e Caminhada Guiada para grupo Kids. 

Ryan Rangel conta sobre o Insanity Mountain. Veja o vídeo:


Vila Velha - Morro do Moreno

Foto: divulgação PMVV

Com vista para terceira ponte e convento da Penha, em Vila Velha, o Morro do Moreno é considerado 'parada obrigatória' para praticantes de rapel, trekking (caminhada em trilhas) e trail run (a corrida em montanhas). O rapel no Morro do Moreno é pra quem gosta de adrenalina. São 50 metros de descida até a base, em Vila Velha. O local é ideal para quem está iniciando nas aventuras e nos esportes outdoor.  De acordo com atletas, o Morro do Moreno é considerado uma 'escola'  de iniciação em aventuras. As trilhas são seguras, estão em boas condições e são de fácil acesso. Do alto do morro, a vista das praias de Vila Velha e da Baía de Vitória encantam os aventureiros.

Guarapari - Buenos Aires

Foto: Divulgação

O município de Guarapari é famoso por suas praias.  Mas a 15 quilômetros do litoral, um distrito chamado Buenos Aires esconde uma região com cachoeiras e trilhas de tirar o folego. Atletas de mountain bike e trekking destacam a comodidade de se praticar em um local tão próximo da cidade mas que se preserva uma grande área de mata, rios e cachoeiras. 

“A natureza, o relevo e a hospitalidade dos moradores torna Buenos (Aires) especial. A proximidade com a cidade também é outro lado positivo. Já trouxe amigos de outros lugares do Brasil para conhecer a região e eles gostaram do fato das trilhas estarem junto com cachoeiras e rios”, explica o atleta Alex Cavassani. 

Cariacica - Pedra do Moxuara

Foto: divulgação pmc

A pedra do Moxuara é a segunda maior elevação da Grande Vitória. São 718 metros de altitude muito bem aproveitados para a prática de voo livre. Ao todo, são três rampas para voos que ficam distribuídos em altitudes distintas.    Além disso, a região tem condições ideais para a prática de trail run e mountain bike.  Uma boa opção para quem não tem experiência são os guias especializados na região, que direcionam grupos de aventureiros para chegar ao topo da pedra do Moxuara. Lá de cima, é possível avistar a cidade de Cariacica e boa parte de Vila Velha, inclusive o convento da Penha. 



Pontos moeda