Esportes

Recorde de inscrições e semente do esporte plantada na criançada

Programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro começou neste sábado (20) com o aulão social e a abertura oficial da etapa brasileira do Circuito Mundial

Foto: Gabriel Lordello/ArcelorMittal

As competições do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, começam neste domingo (21), a partir das 7 horas, em Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. Até o dia 27, o estado se transforma no centro mundial da modalidade.

A edição tem o número recorde de 115 inscrições. São 75 atletas, de sete países — Brasil, Chile, França, Havaí, Japão, Peru e Portugal —, algumas disputando mais de uma categoria.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A programação oficial do evento, em sua terceira edição, teve início neste sábado (20), com o Aulão Social de Bodyboarding e a abertura oficial.

Já no domingo pela manhã entrarão no mar as atletas das categorias profissional, master woman e open (amador). Na sequência, serão realizadas as disputas da categoria PCD, que está ainda mais inclusiva este ano, com mastectomizadas, amputadas e deficientes visuais, com finais e premiação ao fim do dia. O torneio conta, ainda, com a Pro Junior.

Foto: Gabriel Lordello/ArcelorMittal

O aulão social de bodyboarding foi na praia de Carapebus, também em Serra, um projeto social idealizado pelo Instituto Neymara Carvalho. Participaram cerca de 200 crianças, recebidas com um café da manhã. O aulão contou com a presença de Neymara Carvalho, organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, ao lado de atletas que estarão competindo na etapa, como a capixaba Luna Hardman, atual número 2 do ranking mundial, chilenas e as portuguesas Catarina Sousa, Teresa Padrela e Alice Teotônio.

O objetivo do aulão foi proporcionar a experiência de um dia de lazer para crianças, adolescentes e jovens, onde são passadas as noções básicas do esporte, respeito à natureza e ao próximo, e atividades de interação para estimular a importância da coletividade, além de muita adrenalina.

"A ideia é colocar a sementinha na vida dessas crianças para que se encantem com o esporte. E aqui elas têm oportunidade de conviver com atletas de vários países que estão participando do Circuito. O esporte transforma vidas", explica Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding e atual número 15 do mundo.

A edição 2024 reunirá 39 atletas na categoria profissional: 23 do Brasil, seis de Portugal, cinco do Japão, três do Chile, uma da França e uma do Peru. Entre elas, a atual campeã e melhor bodyboarder do mundo, a japonesa Sari Ohhara, número 1 do ranking mundial, que vai em busca do bicampeonato. E entre as participantes da categoria de Pessoas com deficiência estão a vencedora do ano passado, a pernambucana Carla Cunha, e a vice-campeã em 2023, Letícia de Oliveira Alves.

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Programação

Domingo (21)
7h00 —
Início da janela de competições das categorias profissional, master woman, open (amador)
12h00 — Disputas e premiação da categoria PCD
Local: praia do Solemar, em Jacaraípe, Serra
Segunda (22) a sexta-feira (26)
7h00 —
Janela de competições das categorias profissional, master woman, open (amador) e pro júnior
Local: praia do Solemar, em Jacaraípe, Serra
Sábado (27)
14h00 às 16h00 —
Entrega de Premiações
19h00 — Coquetel de Encerramento
Local: praia do Solemar, em Jacaraípe, Serra


Pontos moeda