Esportes

Sueco quebra recorde mundial com salto mais alto do que uma casa de dois andares

O sueco Armand Duplantis estabeleceu novo recorde mundial no salto com vara ao salta 6,24 metros na etapa de abertura da Liga Diamante, em Xiamen, na China

Redação Folha Vitória
Foto: Matthew Quine/Diamond League

O sueco Armand Duplantis melhorou em um centímetro seu recorde mundial no salto com vara: 6,24 metros. A marca, superior à altura de uma casa de dois andares, foi obtida neste sábado (21) na etapa de abertura da Liga Diamante, em Xiamen, na China.

Aos 24 anos, o campeão olímpico e mundial passou por cima do sarrafo em sua primeira tentativa. Seu antigo recorde, de 6,23m, havia sido obtido em setembro de 2023, em Eugene, nos Estados Unidos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Esta é a minha primeira vez na China e é emocionante começar a minha temporada (outdoor) assim", afirmou Duplantis, que manteve o título mundial indoor em Glasgow no mês passado com 6,10 metros.

O sueco contou que não sabia se conseguiria quebrar o recorde neste sábado.

“Para eu bater um recorde mundial, preciso que tudo esteja no lugar certo; Nunca tinha saltado aqui e não sabia que tipo de pista era, mas obviamente estava tudo bem. Ventos parados, muita energia da torcida: praticamente tudo somou o que eu precisava para pular alto hoje”, contou.

Duplantis iniciou a competição chinesa com 5,62 metros e depois passou por 5,82 metros antes de subir o sarrafo para 6,24 metros. Foi apenas a segunda vez na carreira que ele iniciou sua temporada ao ar livre com um salto acima de seis metros. Na etapa de Doha da Liga Diamante de 2022, ele conseguiu 6,02 metros.

Sam Kendricks, dos Estados Unidos, também saltou 5,82 metros e partiu para tentar 6 metros, mas falhou em suas três tentativas nesta marca. Kendricks foi duas vezes campeão mundial. Na terceira colocação ficou Huang Bokai com 5,72 metros.

LEIA TAMBÉM: Hamilton pede que fãs façam a "dança da chuva" no GP da China

Pontos moeda