Esportes

Azerbaijão confirma que terá GP de Fórmula 1 no ano que vem

Baku - O Azerbaijão entrará no calendário da Fórmula 1 a partir da próxima temporada. Nesta quinta-feira, o país revelou ter chegado a um acordo para fazer parte do circo da categoria pela primeira vez em 2015, dando sequência ao plano de sediar os principais eventos esportivos do mundo.

Porta-voz do ministério da juventude e do esporte do Azerbaijão, Samaya Mammadova disse que "a Fórmula 1 terá uma corrida em Baku (capital do país) no outono de 2015" e que "a assinatura do contrato para que isso aconteça será no final de maio". Mammadova, no entanto, se recusou a informar se a corrida acontecerá no mesmo circuito de rua que tem sediado provas automobilísticas todo ano desde 2012.

A negociação para realizar uma prova da Fórmula 1 no Azerbaijão já havia sido revelada pelo chefe da categoria, Bernie Ecclestone, em março. Na ocasião, o dirigente disse não saber se o acordo passaria a valer já em 2014 ou só em 2015. Ele contou com a ajuda de Flávio Briatore, ex-chefe da equipe Renault, que tem negócios no país, para chegar a um acerto.

Em 2014, a Fórmula 1 terá 19 provas. A realização de um GP no Azerbaijão aumentará ainda mais o calendário da Fórmula 1, pois para 2015 há provas previstas para Índia e New Jersey, nos Estados Unidos, que estão fora do campeonato deste ano.

Pontos moeda