Esportes

Cidades-sede terão delegacias móveis durante a Copa

São Paulo - Cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo vai receber, até o fim dessa semana, um ônibus equipado para funcionar como uma delegacia móvel durante a realização do evento, que começa no dia 12 de junho. Segundo a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), órgão ligado ao Ministério da Justiça, a operação de cada veículo ficará a cargo das secretarias estaduais de Segurança Pública.

A equipe destes postos móveis será composta por agentes da Polícia Civil de cada Estado, acompanhados por especialistas em tecnologia da informação. Todos eles serão treinados para realizar a operação do sistema e a manutenção do veículo. Em São Paulo, a capacitação ocorre entre os dias 19 e 23 de maio.

Os veículos possuem câmeras de segurança e estão aptos a acessar as redes locais de energia, telefonia e internet móvel 4G, se disponível. Além disso, um toldo poderá ser estendido na frente do veículo, para abrigar uma sala de espera. De acordo com a Sesge, cada ônibus custou R$ 1,1 milhão.

Os locais de operação serão definidos pelas secretarias de Segurança, mas os ônibus devem ficar estacionados em pontos de grande concentração de pessoas durante a Copa, como os estádios ou as Fan Fests, eventos da Fifa que reúnem torcedores em áreas onde são instalados telões.

Pontos moeda