Esportes

Futebol sul-americano inspira goleiro australiano

Hospedado no Espírito Santo com os amigos, Mat Ryan se prepara para encarar a responsabilidade de ser o goleiro titular da seleção australiana.

Vitória - Favorito para ser o goleiro titular da seleção australiana na Copa do Mundo, Mat Ryan se prepara para encarar tamanha responsabilidade na competição que começa dia 12 de junho no Brasil. Para isso, conta com uma característica especial: a qualidade na saída de bola com os pés, técnica que aprendeu com a escola sul-americana.

A habilidade foi ensinada por seu primeiro treinador, John Crawley, que passou cinco anos no Chile, em uma passagem pelo Colo Colo. "Ele, com certeza, tem um toque sul-americano como treinador de goleiros. Principalmente em situações de mano a mano, e também na questão da saída de bola", conta Mat Ryan, em entrevista ao site da Fifa.

O goleiro, que atualmente joga no Bruges (Bélgica), diz que começou a usar os pés quando ainda jogava no Campeonato Australiano. "No Central Coast, me autorizaram a sair jogando com os pés e eu desenvolvi muito este aspecto. Gostam de fazer o mesmo no Bruges e eu gosto de pensar que este é um dos meus pontos fortes", explica.

A posição de goleiro é geralmente renegada nas peladas, mas Mat Ryan diz ter "a melhor profissão do mundo". Com certeza ele terá que trabalhar bastante na Copa do Mundo, já que a Austrália está em um dos grupos mais difíceis da competição, junto com Chile, Espanha e Holanda.

Pontos moeda