Esportes

Gallo chama belga do Manchester para seleção sub-19

São Paulo - Depois de passar por diversos países da Europa e contabilizar mais de 30 jogadores brasileiros, com idade olímpica, nos principais clubes europeus, o técnico Alexandre Gallo chamou cinco deles para os torneios amistosos que as seleções de base farão neste meio do ano. Dessa lista, a grande novidade é o meia Andreas Pereira, que defende o Manchester United.

Nascido na Bélgica, onde seu pai (brasileiro) jogava, Andreas, de 18 anos, defendia a seleção de base belga. Pelas raízes brasileiras, porém, prefere jogar com o uniforme canarinho. Gallo aproveitou a conversa que teve com ele no começo do ano e o convocou para a Panda Cup, que será jogada na China, entre 4 e 8 de junho.

Dos demais convocados que jogam na Europa, só um é novidade: o goleiro Éderson Moraes, de 20 anos, titular do Rio Ave na fantástica temporada que o clube faz, tendo chegado à final da Taça de Portugal e da Copa da Liga Portuguesa. Em ambos o rival é o Benfica, clube ao qual pertence.

Éderson foi convocado para disputar o Torneio de Toulon, na França, assim como o zagueiro Marquinhos (do PSG), o lateral-esquerdo Douglas Santos (Udinese) e o atacante Lucas Piazon (Chelsea). Todos eles já eram lembrados para as seleções de base quanto atuavam em clubes brasileiros, respectivamente Corinthians, Náutico e São Paulo.

Havia a expectativa que Gallo convocasse outros atletas que têm dupla nacionalidade, para tentar evitar casos como de Diego Costa. Um dos nomes esperados era Marcos Lopes, também conhecido como Rony Lopes, que já jogou entre os profissionais do Manchester City e defende Portugal nas categorias de base.

Outro luso/brasileiro é Raphael Guzzo, do Benfica B e seleção sub-19 de Portugal. Mas o jogador não foi lembrado, assim como Rafinha Alcântara, filho de Mazinho, que atualmente defende o Celta e recebe o flerte da Espanha.

PANDA CUP - Por conta do Torneio de Toulon, a seleção que vai à China será comandada por Mauricio Copertino e Claudio Caçapa, auxiliares de Gallo. O time, que tem apenas jogadores nascidos em 1995 e 1996, tem atletas que jogam regularmente nas equipes do Brasileirão, casos de Boschilia e Ewandro (São Paulo), Matheus Biteco (Grêmio) e Otávio (Inter).

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS:

GOLEIROS - Caíque (Vitória) e Georgemy (Cruzeiro);

ZAGUEIROS - Eduardo (Inter), Léo Pereira (Atlético-PR) e Marlon (Fluminense)

LATERAIS - Breno Lorran (Grêmio), Mateus Muller (Palmeiras) e Willian (Inter);

MEIAS - Andreas Pereira (Manchester United), Boschilia (São Paulo), Danilo (Vasco),

Jajá (Flamengo), José Welison (Vitória) e Matheus Biteco (Grêmio)

ATACANTES - Bruno Lopes (Criciúma), Carlos (Atlético-MG), Everton (Grêmio), Ewandro (São Paulo), Leandro e Otávio (Inter).

Pontos moeda