Esportes

FIFA libera Centro de Treinamento nas montanhas capixabas

CT do Parque do China é liberado pela FIFA Foto: Divulgação

O Espírito Santo já está na rota da Copa 2014. A relação dos Centros de Treinamentos para seleções já está disponível no site oficial da FIFA, sendo visto por mais de 200 países no mundo. O Estado foi contemplado com três locais, sendo o Hotel Fazenda Parque do China em Domingos Martins, o único com Centro de Treinamento e Hospedagem no mesmo local.

Ao ser escolhido pela FIFA, rapidamente o Parque do China foi cogitado para ser um dos “refúgios” para alguma seleção. Mais de 50 delegações estarão no Brasil em busca do Centro de Treinamento ideal para a preparação para a Copa. Porém, em relação a outros locais, existe um grande diferencial: o ES leva vantagem por estar perto de grandes centros (SP, RJ, MG e BH).

O projeto aprovado pela FIFA é moderno e acaba de ser entregue. O Parque do China está no páreo entre os melhores do Brasil, sem contar com as belezas naturais e exclusividade que o parque tem. Os trabalhos de modernização das estruturas estavam a todo vapor. Já estão prontos o Centro de Eventos, com nove auditórios com espaço para 600 pessoas e será usado como apoio e centro de imprensa. Também estão prontas 60 novas suítes, todas com banheiras de hidromassagens dupla.

Especialista

O engenheiro agrônonomo Artur Jorge de Melo, com 19 anos de experiência em projetos, execução e consultoria em gramados esportivos, também responsável pelos principais gramados da Copa 2014, esteve em Domingos Martins, nesta quinta-feira (22), para dar os últimos retoques no Centro de Treinamento - CT Parque do China. Artur atuou nos principais estádios e clubes do país como: Maracanã, Engenhão, Minerão, Arena Corinthians, Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco, Arena das Dunas, Arena Amazônia, CT do Flamento, CT do Atlético Paranaense, CT do América Mineiro, Guariroba Golf, São José Golf, entre outros.

CT do Parque do China é liberado Foto: Divulgação

O CT do Parque do China já passou por várias etapas técnicas, exigidas pela FIFA, como um sofisticado projeto de drenagem. O gramado, que terá sementes da mesma qualidade dos grandes estádios da Copa, é uma exclusividade no Espírito Santo. O projeto conta ainda com amplo estacionamento, vestiários, quadra e campo society.

As obras do Centro de Treinamento foram bem rápidas e entregues no prazo estipulado. Estão também prontas as obras do Centro de vivencia com piscinas aquecidas, 23 ofurôs com hidro, academia, saunas, área recreativa, SPA, um novo restaurante com cozinha internacional, área da recepção, entre outras.

História

O Hotel Fazenda Parque do China foi inaugurado inicialmente no ano de 2000, onde antes era um sítio da família, adquirido em 1994, no primeiro momento tinha por nome apenas Parque do China. Com muitas áreas degradadas, o local que abrigava cafezais e pastos, foi totalmente recuperado e reflorestado, respeitando todas as leis ambientais sobre o uso adequado do solo. Com todas essas mudanças, se tornou um local de rara beleza onde se pode respirar ar puro e apreciar a grandiosidade da natureza cercado por muita mata e lagos.

O idealizador, fundador e administrador, Sr. Valdeir Nunes dos Santos, tem suas origens no interior. Após 25 anos de sucesso na vida empresarial no ramo de ferramentas na Grande Vitória, resolveu, na época, voltar às suas origens, investindo no interior, começou do zero e fez uma transformação não só no parque, mas em toda a região, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida a um lugar antes esquecido. Hoje, muito mais que um parque, é um dos maiores e mais bem estruturados Hotel fazenda do Brasil situado na região de Pedra Azul, Domingos Martins.

Pontos moeda