Esportes

Estádio Kleber Andrade recebe vistoria nesta quarta-feira e terá inauguração

Os capixabas serão os primeiros a ver de perto o novo Estádio Kleber Andrade, a primeira fase das obras será entregue e a comemoração promete ter bons amistosos

Estádio Kleber Andrade tem a primeira fase das obras quase prontas Foto: Divulgação

Em clima de Copa do Mundo, a primeira fase do Complexo Esportivo Kleber Andrade, em Cariacica, será entregue aos capixabas, no dia 03 de junho, antes da chegada dos camaroneses, que será no dia 8 de junho. Na ocasião será realizado um evento como forma de apresentar à população os trabalhos desenvolvidos até o momento.

Para isso, no “evento teste”, a bola volta a rolar no novo gramado do Kleber Andrade. Os operários que trabalham na execução das obras irão participar de uma partida de futebol comemorativa. Além desse jogo, as mulheres também entram em campo e para concretizar a primeira etapa das obras, a equipe do Rio Branco enfrenta a Seleção Capixaba, time formado por jogadores que participam do Capixabão. A programação começa a partir das 16 horas.

Por orientações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, a entrada terá um número reduzido de pessoas, serão três mil ingressos disponíveis para a população, sendo que cada ingresso deverá ser trocado por 1 kg de alimento. Os alimentos arrecadados serão doados para a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) e para a Obra Social Cristo Rei, ambas em Cariacica. As famílias dos operários também estarão presentes para prestigiar os jogos.

Para a secretária de Esportes e Lazer do Estado, Lilian Siqueira, o Kleber Andrade vai revigorar o ânimo dos capixabas para o futebol no Estado. “Esse evento é uma forma do povo capixaba receber o Kleber Andrade antes da seleção de Camarões. O Complexo Esportivo está sendo construído para atender a todos do Espírito Santo, além de sediar grandes eventos esportivos. Estamos muito ansiosos para ver o estádio todo pronto. Ele já está lindo, e vai ficar ainda mais quando for entregue em sua totalidade para os capixabas”, disse a secretária.

Estádio Kleber Andrade

O Estádio Estadual Kleber Andrade é o primeiro grande complexo esportivo do Estado. A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo, em uma área superior a 85 mil metros quadrados, local do antigo estádio do Rio Branco.

O desenho do novo estádio integra-se à geografia local, formando recintos verdes de convívio, taludes e paredes jardins, minimizando, assim, o impacto da robusta e necessária estrutura. O projeto explora o entorno, onde montanhas e vazios favorecem uma transparência visual em harmonia com a topografia. O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.

Para a Copa do Mundo, o “monumental de Cariacica” será centro de treinamento da seleção de Camarões. A primeira etapa das obras será entregue no dia 30 de maio e incluem: campo de futebol, arquibancadas, iluminação, vestiário (atletas), sanitários (público), áreas de lanchonete, além da cobertura. Obras que perfazem 85% da estrutura do estádio.

A estrutura completa estará pronta até o final do ano. A partir de então, os capixabas poderão desfrutar do edifício Educacional, de dois pavimentos, que abrigará inúmeras atividades sociais geridas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica. Sua estrutura construtiva, com uso de planta livre, permite liberdade à edificação que poderá ser utilizada para diversos fins (administrativos, culturais e educativos).

O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos. Os camarotes também estão divididos em Setor A e Setor B e podem ser acessados por elevadores, escadas, rampas e escadas-rampas. As cabines de imprensa estão nos camarotes Setor A, com acesso direto aos vestiários dos atletas, onde foram projetadas duas salas para coletivas. São cabines de imprensa para Rádio e TV com toda a infraestrutura necessária para atender a emissora oficial e as demais emissoras. Ainda no Setor A estão duas tribunas de honra, uma copa/bar, sanitários e salas técnicas. No Setor B estão duas tribunas de honra, nove camarotes com copa/bar, sanitários e salas técnicas.

Ao lado da bilheteira de acesso dois, pela Rua São Paulo, está a área destinada aos veículos televisivos com acesso exclusivo para imprensa e todo o apoio necessário.

O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.

O projeto, doação da iniciativa privada, é assinado pelos arquitetos Sheila Basílio, que também é responsável pela coordenação local, e Ciro Pirondi.

Pontos moeda