Esportes

Clubes faltam à reunião na FPF sobre mudanças nas regras da arbitragem

Redação Folha Vitória

São Paulo - Somente o Bragantino enviou representantes para participar nesta quinta-feira do evento "Jornada Técnica: Emenda às Regras do Jogo", realizado pela Comissão de Arbitragem da CBF na sede da Federação Paulista de Futebol. O objetivo do encontro era ajudar os clubes a entenderem as mudanças na arbitragem, aprovadas pela International Football Association Board em março e que entrarão em vigor no País a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro e da próxima fase da Copa do Brasil.

"Particularmente, defendo que os clubes deveriam ser obrigados a participar desse encontro, da mesma forma que ocorre nas competições organizadas pela Fifa. Mas, a opção foi pelo convite e, infelizmente, os clubes não compareceram. É frustrante", reclamou Wilson Seneme, instrutor da Fifa e membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol.

Entre as mudanças nas regras, há alterações no impedimento, marcação de faltas e critérios para distribuição de cartões amarelos e vermelhos. A "Jornada Técnica: Emenda às Regras do Jogo" teve início em São Paulo nesta quinta-feira e vai percorrer outros Estados até o próximo fim de semana, quando começa o Brasileirão.

"O fato de os clubes não participarem desse evento passa a impressão de que eles preferem não saber das mudanças para, depois, poderem reclamar que não conhecem a regra", disse Seneme.

Segundo o chefe da Comissão de Arbitragem da federação, Ednilson Corona, os clubes que não participaram da "Jornada Técnica: Emenda às Regras do Jogo" ainda têm a chance de pedir a visita de instrutores da FPF para esclarecimentos. "Mas sabemos que não vamos conseguir atender a todos antes do início do Campeonato Brasileiro", disse.

Pontos moeda