Esportes

Dutra Silva luta, mas perde de Simon na estreia em Roland Garros

Redação Folha Vitória

Paris - Rogério Dutra Silva lutou bastante nesta segunda-feira, mas não conseguiu evitar a derrota para o francês Gilles Simon por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/4 e 6/2, em sua estreia em Roland Garros. O tenista da casa fez valer sua experiência em torneios deste nível para superar o brasileiro e avançar à segunda rodada do Grand Slam francês.

Na sequência, o 18º colocado do ranking vai enfrentar o argentino Guido Pella, que avançou nesta segunda ao superar o compatriota Diego Schwartzman por 6/2, 3/6, 6/2 e 6/3. Já o brasileiro, atual 85º do mundo, se despede da chave principal após fazer uma de suas melhores apresentação no saibro parisiense.

Contra um dos principais representantes da casa, Rogerinho teve seus melhores momentos no início dos dois primeiros sets. Na parcial inicial, o brasileiro faturou a primeira quebra da partida e chegou a abrir 3/0. Simon, contudo, buscou a igualdade, o que se repetiu quando Rogerinho obteve nova quebra. No tie-break, o francês foi soberano.

Na segunda parcial, o brasileiro começou na frente novamente. Obteve a primeira quebra do set e fez 4/2. O roteiro se repetiu, com a reação rápida de Simon, que também levou este set. Na terceira e última parcial foi o francês que começou na frente. Fez 2/0 e não demorou para ampliar a vantagem até vencer seu sexto game.

No quadro geral, Rogerinho teve números semelhantes ao de Simon, até superando o rival em bolas vencedoras: 34 a 28. Porém, sucumbiu ao se exceder nas falhas. Foram 52 erros não forçados, contra 27 do tenista da casa.

Com a queda antes da terceira rodada em Roland Garros, Rogerinho praticamente perde a oportunidade de conquistar a vaga olímpica direta no Rio-2016. Para tanto, poderá somar pontos no Challenger de Prostejov, que disputará na próxima semana, visando o ranking que será divulgado ao fim de Roland Garros, que será a referência para definir os classificados diretos. Rogerinho poderá entrar na Olimpíada ainda por convite.

OUTROS RESULTADOS - Primeiro tenista do Top 10 a entrar em quadra em Roland Garros, o japonês Kei Nishikori enfim finalizou seu jogo de estreia nesta segunda. No domingo, sua partida foi paralisada duas vezes por causa da chuva. Desta vez, ele pôde confirmar a vitória sobre o italiano Simone Bolelli por 6/1, 7/5 e 6/3. Na segunda rodada, o quinto cabeça de chave vai enfrentar o russo Andrey Kuznetsov.

Já o búlgaro Grigor Dimitrov, vivendo má fase na temporada, se despediu logo na rodada de abertura. Ele foi batido pelo sérvio Viktor Troicki, 22º cabeça de chave, em cinco sets, com parciais de 2/6, 6/3, 5/7, 7/5 e 6/3.

O croata Ivo Karlovic, outro dos cabeças de chave, venceu na estreia ao superar o espanhol Albert Montañes por 6/2, 7/6 (9/7) e 7/6 (7/5), enquanto o norte-americano Steve Johnson, mais uma da lista de pré-classificados, caiu diante do espanhol Fernando Verdasco, por 7/5, 6/4 e 7/5.

Pontos moeda