Esportes

CNBB lança panfleto com criticas à organização da Copa

Disponíveis em português, inglês e espanhol, os papéis estão sendo distribuídos em paróquias da capital e em outros pontos do País

São Paulo - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) produziu um panfleto em três idiomas com críticas pesadas à organização da Copa. Disponíveis em português, inglês e espanhol, os papéis estão sendo distribuídos em paróquias da capital e em outros pontos do País. O texto também pode ser lido no site da instituição (cnbb.org.br).

Organizado pela Pastoral do Turismo da CNBB especialmente para o Mundial, o panfleto lista oito itens do evento que receberam "cartão vermelho".

A CNBB não poupa críticas ao que considera pontos negativos da Copa do Mundo. Entre elas, a "apropriação do esporte por entidades privadas e grandes corporações, a quem os governos vêm delegando responsabilidades públicas" e "a inversão de prioridades para com o dinheiro público, que deveria servir para a saúde, a educação, o saneamento básico, o transporte e a segurança."

O material pede que o "gol da vitória" seja algo positivo para o País e faz uma lista de itens que considera fundamentais, entre eles o fim da exploração sexual e do trabalho escravo, a não criminalização de manifestações públicas dos movimentos sociais e o respeito aos torcedores.

Por fim, os bispos também destacam a situação dos moradores de rua. "Que as populações dos bairros populares e pessoas em situação de rua tenham garantida a permanência em suas localidades e a segurança para a sua vida, bem como de todos os brasileiros e turistas", finaliza o texto.

Pontos moeda