Esportes

Nova geração colombiana mostra ansiedade para estreia

Belo Horizonte - O grupo montado pelo técnico José Pekerman recolocou a Colômbia em Copas do Mundo depois de 16 anos. A última participação do time colombiano em Mundiais havia sido em 1998, na França. Por isto a nova safra de bons atletas vêm sendo comparada por torcedores à geração dos anos 90 formada por Higuita, Valderrama, Rincón e Asprilla.

James Rodríguez (22 anos), Victor Ibarbo (24), Jackson Martinez (27), Carlos Bacca (27), Carlos Sanchez (28) e Teófilo Gutiérrez (29 anos) percorreram as categorias de base da seleção, disputaram Eliminatórias e estreiam agora em uma Copa.

Falcao Garcia (28) é o melhor jogador desse grupo, mas uma grave lesão no joelho esquerdo o tirou da competição. Perkeman precisava entregar a lista definitiva no início deste mês e esperou até o último minuto, mas teve de abrir mão de Falcao.

Na ausência do astro, quem simboliza esta nova safra é seu companheiro de clube, James Rodriguez, que também joga no Mônaco. Ele é o camisa dez, o armador mais criativo do time de Pekerman.

"Sei da minha responsabilidade, mas somos um grupo, nosso grupo pode fazer a diferença. O pensamento individual não existe aqui", disse Rodríguez, que disputou mundiais sub-17 e sub-21 pela seleção colombiana. "Mas nada se compara ao que vai acontecer agora."

Como James Rodríguez, Jackson Martinez (Porto) e Carlos Bacca (Sevilla) também jogam no futebol europeu. Pekerman aposta na experiência internacional de seus principais jogadores para fazer um grande Mundial.

"Minhas expectativas são altas, estou muito orgulhoso que a Colômbia volte a disputar um Mundial depois de 16 anos", afirmou o técnico. "Vemos a Copa como um grande desafio, queremos ser protagonistas e ir muito longe", afirmou o treinador.

A Colômbia fará sua estreia na Copa neste sábado, contra a Grécia, na abertura do Grupo C. O jogo será disputado às 13 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Pontos moeda