Esportes

Larissa e Talita vão às semifinais e são única brasileiras vivas em Porec

As demais duplas brasileiras, entretanto, seguem decepcionando nesse início de temporada internacional. Ágatha e Bárbara Seixas foram eliminadas nas quartas de final

Redação Folha Vitória

Porec - A corrida olímpica brasileira está apenas no segundo de nove estágios, mas Larissa e Talita já pintam como favoritíssimas para ficar com uma vaga nos Jogos do Rio-2016. Nesta sexta-feira, elas venceram dois jogos para chegar às semifinais do Major de Porec, etapa croata do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As demais duplas brasileiras já foram eliminadas, repetindo o que aconteceu no Grand Slam de Moscou (Rússia), na semana passada, quando Larissa/Talita conquistou o título.

Invictas em Porec e buscando o sexto título seguido no Circuito (contando também a temporada passada), Larissa e Talita começaram o dia nesta sexta-feira vencendo as finlandesas Lehtonen/Lahti, por 2 a 0, com parciais de 23/21 e 21/15. Na sequência, passaram por Fendrick/Sweat, dos EUA, em três sets: 17/21, 21/12 e 15/11.

Larissa e Talita estão nas semifinais da Major de Porec, etapa croata do Circuito Mundial de Vôlei de Praia Foto: Estadão Conteúdo

As demais duplas brasileiras, entretanto, seguem decepcionando nesse início de temporada internacional. Ágatha e Bárbara Seixas foram eliminadas nas quartas de final, por Valjas/Broder, do Canadá, com parciais de 21/18 e 21/12. Nas oitavas, as brasileiras haviam passado por Kolosinska/Brzostek, da Polônia, em sets diretos, com parciais de 21/15 e 21/13.

Já Lili/Carol Horta ficou na dupla australiana Bawden/Clancy, por 2 a 0, com 21/15 e 21/17, depois de mais uma vez iniciar o torneio desde o country-cota, furando o qualifying. Em dois torneios, elas somam 840 pontos na corrida olímpica, mesma pontuação de Ágatha/Bárbara Seixas. Juliana e Maria Elisa têm 600, contra 360 de Maria Clara e Carol, que não jogaram em Porec porque Maria Clara tem lesão no ombro. Serão considerados os sete melhores resultados de cada dupla nas novas principais etapas da temporada.

Larissa e Talita estão sobrando nessa corrida. Ganharam 800 pontos em Moscou e já garantiram pelo menos 560 em Porec. Na semifinal, enfrentam Valjas/Broder, algozes de Ágatha/Bárbara. Na outra semi, Bansley/Pavan, também do Canadá, joga contra Bawden/Clancy. Semifinal e finais são no sábado.

MASCULINO - Entre os homens, são três duplas brasileiras nas oitavas de final: Álvaro Filho/Vitor Felipe, Ricardo/Emanuel e Pedro Solberg/Evandro. Só Alison e Bruno Schmidt foram eliminados, exatamente diante Ricardo e Emanuel. Na semana passada, em Moscou, foram quatro confrontos brasileiros, sendo três no mata-mata.

Em Porec, nesta sexta, Álvaro Filho e Vitor Felipe venceram Fañe/Jackson (Venezuela) por 2 a 0 (21/19 e 21/17) e foram os únicos brasileiros a avançar direito para as oitavas de final. Vão enfrentar Binstock/Schachter, do Canadá.

Alison e Bruno precisaram ir à repescagem porque perderam de Schalk/Saxton (Canadá), também por 2 a 0 (21/16 e 34/32), enquanto Ricardo e Emanuel foram surpreendidos por Doppler/Horst (Áustria), em parciais de 21/16 e 21/15.

No confronto brasileiro na repescagem, os veteranos Ricardo e Emanuel levaram a melhor, vencendo Alison e Bruno Schmidt em dois sets, com parciais de 21/16 e 21/13. Na próxima fase, eles enfrentam Nicolai/Lupo, da Itália.

Já Pedro Solberg e Evandro se vingaram da derrota na final de Moscou com vitória por 2 sets a 0 (21/19 e 22/24) sobre Herrera/Gavira, da Espanha. Os cariocas, que haviam perdido dois jogos na quinta, se mantiveram vivos ao passarem por Zeljkovic/Silic (Croácia), por 2 a 0 (21/18 e 21/14), na última rodada da fase de grupos. Nas oitavas, pegam Krou/Rowlandson (França).

Pontos moeda