Esportes

Cibulkova e Pliskova vencem 2 jogos em um dia e fazem final em Eastbourne

Redação Folha Vitória

Eastbourne - A eslovaca Dominika Cibulkova, número 21 do mundo, e a checa Karolina Pliskova, 17ª colocada no ranking da WTA, foram as tenistas que se deram melhor na desgastante programação do Torneio de Eastbourne nesta sexta-feira, quando venceram dois jogos e se classificaram para a decisão da última competição preparatória para Wimbledon.

No início do dia, Cibulkova superou a polonesa Agnieszka Radwanska, primeira cabeça de chave e campeã em 2008 em Eastbourne, de virada, por 4/6, 7/6 (7/2) e 6/3, num duelo que levou mais de três horas para ser concluído e se iniciou na quinta-feira.

Após ser adiado pela chuva para esta sexta, quando Radwanka liderava o segundo set por 3/2, Cibulkoa conseguiu uma quebra de saque logo no começo, salvou o seu saque no nono game e dominou o tie-break. Já no terceiro set, a eslovaca salvou o seu serviço no quarto game e ainda venceu os últimos quatro para avançar. "Eu não acho que estava jogando bem o suficiente hoje", disse Radwanska. "Ela estava jogando muito agressiva, um bom tênis".

Depois, para se garantir na decisão, Cibulkova superou com facilidade a porto-riquenha Monica Puig, que veio do qualifying, por 6/2 e 6/1. Cibulkova sempre teve a partida sob controle, abrindo 2/0 e 4/2, para depois fechar o primeiro set em 6/2. Depois, na segunda parcial, fez 2/0 com uma quebra de serviço no começo, encaminhando a fácil vitória. "Desde o primeiro jogo, eu estava jogando muito, muito bem", disse Cibulkova. "Eu apenas continuei. Eu também não tinha expectativas".

Pliskova superou pelas semifinais, de virada, a britânica Johanna Konta, a número 18 do mundo, por 6/7 (5/7), 6/3 e 6/3. Após um primeiro set sem break points, Konta venceu a parcial no tie-break. Depois, Pliskova abriu 3/1 com um break convertido, se safando três vezes de perder seu saque no game seguinte. No nono game, a checa salvou o seu saque mais duas vezes e fechou a parcial em 6/3.

No terceiro set, Pliskova abriu 3/0 com dois break points convertidos e voltou a vencer por 6/3, se classificando para a decisão e impedindo Konta de se tornar a primeira britânica a jogar uma decisão em Eastbourne em 40 anos.

Antes, Pliskova retomou o seu jogo pelas quartas de final contra a russa Elena Vesnina, paralisado quando liderava o primeiro set por 4/0, na quinta-feira. Nesta sexta, então concluiu o jogo em 6/1 e 6/3 diante da campeã de 2013 do Torneio de Eastbourne. Já Konta passou pela russa Ekaterina Makarova, campeã do torneio em 2010, por 7/6 (7/5) e 6/4.

Agora Pliskova vai buscar o seu segundo título nas últimas três semanas em torneios de grama, pois recentemente foi campeã do Torneio de Nottingham. Mas a checa perdeu o único duelo anterior diante de Cibulkova.

Pontos moeda